O WordPress anunciou a correção de quatro vulnerabilidades encontradas no seu próprio núcleo, identificadas por sua equipe de desenvolvimento, na última semana de dezembro. Classificadas em uma escala de criticidade que vai de 1 a 10, metade das falhas foram classificadas em nível 8, próximas ao maior patamar de risco.
Apesar da implementação de melhorias e correção de problemas contínuos, o WordPress também pode ser uma porta de entrada para a exploração de vulnerabilidades.
Uma simples falha de segurança é o suficiente para tornar mais de 16 milhões de sites suscetíveis a ataques como malwares e ransomwares.
Vale citar que o WordPress é uma das plataformas open-source mais usadas do mercado, e é usada por mais de um terço da web.
Veja abaixo as quatro vulnerabilidades identificadas, acompanhadas de seus níveis de risco.
A maior parte delas foi identificada pela primeira vez por analistas de segurança externos, que reportaram as notificações para que a equipe do WordPress pudesse corrigi-las, antes que fossem disseminadas nos computadores de seus usuários.
Essas quatro vulnerabilidades de segurança afetam as versões do WordPress entre 3.7 e 5.8. Por isso, a recomendação da própria equipe é a de que seus usuários certifiquem-se, imediatamente, de que sua instalação do WordPress esteja atualizada para a versão mais recente, atualmente 5.8.3.
Esta versão apresenta as quatro correções de segurança, apesar de ter um caráter de ciclo curto. O próximo grande lançamento será a versão 5.9, que já está no estágio release candidate. Todas as versões desde o WordPress 3.7 também foram atualizadas.
A princípio, é possível imaginar que a atualização manual possa ser uma tarefa complexa para aqueles pouco experientes na área da programação, mas isso pode ser feito com apenas um clique na própria página principal. Basta visitar seu Painel, escolher a opção “Atualizações” e clicar em “Atualizar agora”.
Se você utiliza sites que já oferecem atualizações automáticas em segundo plano não é preciso se preocupar, pois eles já iniciaram o processo. Mas é preciso ter atenção, pois existem vários critérios a serem analisados antes de fazer uma atualização no WordPress.
É recomendado que qualquer mudança em seu site seja feita primeiramente em um ambiente de testes, para evitar futuros problemas na página.
Depois da atualização, não deixe de fazer testes para ter certeza de que todos os recursos do site estão funcionando normalmente.
"Golpe do @", o novo golpe descoberto com o dfndr security já tem mais de…
Empresa foi convidada a colaborar na construção do relatório “O impacto e futuro da Inteligência…
Conheça o novo golpe que se aproveita do maior evento esportivo do mundo
Modalidade de phishing se tornou a campeã de detecções em 2022, acumulando mais de 5…
Golpe do Auxílio, criminosos estão utilizando indevidamente o nome do programa e prometem transferência em…
Presente nas principais redes sociais, perfis do ‘Robô do PIX’ induzem pessoas a acessarem links…