Uma vulnerabilidade no Whatsapp permite que hackers infectem o computador de quem usa a versão web do aplicativo. Os ataques mais comuns têm sido com programas maliciosos e ransoware.
A técnica é muito simples. Um vCard falso, ou seja, um contato é compartilhado com a pessoa e nele contém um malware. Quando a pessoa clica nele, automaticamente o aparelho é hackeado.
O Whatsapp Web é uma versão do app que sincroniza as conversas do celular com o computador. Ele conta com quase todas as funções presentes no smartphone e facilita o uso enquanto você está no PC. Hoje são 900 milhões de usuários globais de celular e desses, 200 milhões também usam na web.
A empresa já foi comunicada do bug e em poucos dias lançou um patch de correção. Por isso é importante atualizar o app para a última versão disponível na Play Store.
Fora do país tem um golpe utilizando o aplicativo que tem se espalhado e feito muitas vítimas. Os hackers enviam um link para a pessoa dizendo que tem um voucher de desconto de alto valor. Para validar, o usuário precisa se cadastrar com seus dados pessoais em um site falso.
Além disso, foi notado em alguns ataques que eles incentivam a vítima a se inscrever em um serviço Premium de SMS, pago, para receber descontos. Já foram encontrados ataques nesse formato utilizando grandes marcas na Itália, Austrália e Estados Unidos.
Quanto mais utilizado o app, mais os hacker irão se empenhar em achar brechas para ter ganhos. Por isso é importante manter seus aparelhos com um antivírus instalado e os aplicativos atualizados com a última versão disponível.
"Golpe do @", o novo golpe descoberto com o dfndr security já tem mais de…
Empresa foi convidada a colaborar na construção do relatório “O impacto e futuro da Inteligência…
Conheça o novo golpe que se aproveita do maior evento esportivo do mundo
Modalidade de phishing se tornou a campeã de detecções em 2022, acumulando mais de 5…
Golpe do Auxílio, criminosos estão utilizando indevidamente o nome do programa e prometem transferência em…
Presente nas principais redes sociais, perfis do ‘Robô do PIX’ induzem pessoas a acessarem links…