A tecnologia está sempre nos surpreendendo e criando computadores cada vez menores e mais potentes. A Wearable Computing, ou computação vestível, é a tecnologia que propõe uma integração cada vez maior com o ser humano. Especialistas da área acreditam que o “computador de vestir” será uma das tendências tecnológicas (e da moda) para as próximas décadas.
Óculos com realidade virtual, relógios multifuncionais, tecidos inteligentes e pulseiras que geram estatísticas de exercícios físicos são alguns dos acessórios que estarão em breve presentes na vida das pessoas. O Google Glass, por exemplo, já é realidade aqui no Brasil, onde médicos do interior de São Paulo realizaram, no ano passado, uma cirurgia bem sucedida utilizando os “óculos inteligentes”.
iOptik é o protótipo da primeira lente de contato wearable digital no mundo, desenvolvida pela Innovega. Combinada com óculos especiais, a tecnologia simula a experiência do Google Glass, exibindo na tela aplicativos como os do Facebook, Instagram, WeChat, Maps ou Wikipedia.
As lentes de contato melhoram o foco tanto na visão de longe quanto de perto, aumentando a precisão do olho humano. Um exemplo interessante é aproximar o dedo a um dos olhos e conseguir ver com definição os detalhes da impressão digital. O produto ainda não tem data de lançamento previsto ou preços anunciados.
Agora até as roupas terão acessórios integrados, como a Wired Serie. A linha criada pela empresa norte-americana de surf wear Rusty traz as cordinhas como fones de ouvido à prova de água e acoplados aos cordões do agasalho. A coleção inclui versões para ambos os sexos e já pode ser encontrada à venda nos Estados Unidos.
O Skully Helmet é o primeiro capacete de moto wearable com realidade aumentada. Através dele o usuário poderá controlar uma série de comandos por voz como: aviso de condições climáticas, retrovisor digital, ouvir músicas, indicações do GPS por voz e imagem, atender e fazer ligações, ficar informado sobre as notícias no trânsito e até mesmo uma câmera com visão traseira de 180 graus.
A bateria dura nove horas de acordo com o fabricante. O sistema operacional está baseado em Android, mas será possível conectar tanto com dispositivos Android como iOS. O lançamento está previsto para este ano.
A luva wearable permite que o usuário atenda a chamadas simplesmente fazendo o gesto universal de “alô”. Através de uma conexão Bluetooth, o aparelho envia e recebe informações do acessório, como qualquer outro dispositivo sem fio que a pessoa usaria para atender às ligações.
De acordo com informações do fabricante, a empresa italiana Hi-Fun, o usuário deve apertar o botão verde para atender as ligações e apertar o vermelho para encerrar a conversa. Apenas uma das luvas vem “aparelhada” para funcionar como “gancho” do telefone. A outra tem a única e exclusiva função de aquecer a mão do usuário.
Para fazer uma ligação, é preciso usar o smartphone e selecionar o contato desejado. A luva tem a ponteira do dedo indicador feita de material especial, justamente para funcionar em telas sensíveis ao toque. Depois, basta que o usuário posicione a mão no rosto fazendo o gesto de telefone e pronto. O produto já pode ser encontrado à venda no site da Amazon.com por 90 dólares.
A camiseta inteligente é revestida por uma série de sensores que monitoram o batimento cardíaco, taxa de respiração e a quantidade de calorias queimadas. Na região do diafragma, as camisetas possuem um compartimento onde o sensor deve ser colocado. Ele é responsável por trabalhar junto com as medições e reunir as informações coletadas pelo tecido inteligente. O usuário ainda deve instalar um aplicativo no smartphone, por enquanto disponível apenas para iPhone.
O aplicativo é capaz de fornecer as informações coletadas durante o dia. As versões masculinas já estão disponíveis no mercado. Até o final do ano uma versão feminina deve ser lançada.
O kit básico é um sensor e uma camiseta, que sai por 199 dólares. O kit completo vem com quatro modelos diferentes de camisetas e um sensor e está sendo vendido por 359 dólares.
"Golpe do @", o novo golpe descoberto com o dfndr security já tem mais de…
Empresa foi convidada a colaborar na construção do relatório “O impacto e futuro da Inteligência…
Conheça o novo golpe que se aproveita do maior evento esportivo do mundo
Modalidade de phishing se tornou a campeã de detecções em 2022, acumulando mais de 5…
Golpe do Auxílio, criminosos estão utilizando indevidamente o nome do programa e prometem transferência em…
Presente nas principais redes sociais, perfis do ‘Robô do PIX’ induzem pessoas a acessarem links…