Vírus finge ser jogo Super Mario Run
O jogo ainda não chegou no Android, mas hackers criaram uma versão falsa para roubar dinheiro
O jogo Super Mario Run, da Nintendo, é o “Pokémon Go” do momento. O lançamento ainda não chegou para Android, mas já faz muito sucesso com usuários iOS. Aproveitando esse gancho, criminosos disponibilizaram um falso app contaminado por vírus que que rouba dados e senhas dos usuários.
Segundo o time de segurança do DFNDR, o principal aplicativo antivírus do Braisl, os cibercriminosos criaram um malware com as mesmas características do Super Mario Run e liberaram o download para usuários Android em páginas não oficiais.
Os mais ansiosos baixam o game e recebem solicitações com permissões suspeitas. Apagar SMS, ler e enviar mensagens, ativar e desativar o wi-fi ou 3G, ver histórico e realizar chamadas são algumas delas.
É assim que os hackers assumem o controle do celular, podendo roubar dados e até senhas de bancos ou redes sociais. O esquema da fraude é tão profissional que os bandidos criam uma tela falsa que aparece quando o usuário tenta acessar seu banco pelo celular. Desta forma, as senhas digitadas são enviadas para o grupo que pode até roubar dinheiro da conta bancária.
Para evitar que os dados sejam expostos aos criminosos, evite downloads de fontes não-oficiais e utilize um bom antivírus. O DFNDR por exemplo, inspeciona regularmente o celular, impedindo a ação de hackers.”