Você já viu a versão do Snapchat para computador? Não, essa versão realmente não existe, mas é esse o mais novo golpe utilizado pelos hackers para enganar os usuários e instalar vírus nos seus dispositivos. Recentemente, um tweet patrocinado anunciando a novidade se espalhou pelo Twitter e infectou diversos usuários desavisados da rede social.
Leia mais: Proteja-se da versão falsa e com vírus de Pokémon Go
O tweet foi publicado nesta quarta-feira (3) por uma conta chamada @ThiagoMaciel99, que não atualizava seu perfil desde maio deste ano. Por isso, não é possível confirmar se o vírus foi espalhado propositalmente pelo usuário ou se a conta foi hackeada com esse propósito. A postagem contém uma foto do símbolo do Snapchat e o título “Download para PC”, com um link que redireciona o usuário para um arquivo malicioso contendo vírus.
O Twitter informou que já tomou as medidas necessárias para suspender a conta e punir quem veicule links com conteúdos maliciosos que prejudiquem os outros usuários do microblog.
O vírus veiculado era um Trojan bancário, afirma o CEO da PSafe, desenvolvedora do aplicativo DFNDR, Marco DeMello. “Ao instalar o programa sugerido, o usuário, sem saber, acaba dando ao cybercriminoso o poder de administrador do dispositivo. O que facilita atingir o seu objetivo, que nada mais é que roubar senhas e dar a eles acesso a dados bancários”, explica.
Por isso, vale a pena sempre desconfiar de links duvidosos nas redes sociais e manter seu antivírus atualizado para identificar e se proteger contra essas ameaças sempre.
"Golpe do @", o novo golpe descoberto com o dfndr security já tem mais de…
Empresa foi convidada a colaborar na construção do relatório “O impacto e futuro da Inteligência…
Conheça o novo golpe que se aproveita do maior evento esportivo do mundo
Modalidade de phishing se tornou a campeã de detecções em 2022, acumulando mais de 5…
Golpe do Auxílio, criminosos estão utilizando indevidamente o nome do programa e prometem transferência em…
Presente nas principais redes sociais, perfis do ‘Robô do PIX’ induzem pessoas a acessarem links…