Um aplicativo malicioso para Android está infectando milhares de celulares em todo o mundo, inclusive no Brasil. O trojan foi identificado por pesquisadores de segurança e batizado como Trojan-SMS. AndroidOS.FakeInst.ef, criado originalmente, para o mercado russo e que já afeta pelo menos 60 países.
O malware está disfarçado como um app capaz de disfarçar a tela do smartphone para assistir a conteúdos pornográficos. Logo após a instalação, a aplicação pede para que o usuário concorde com os termos de uso e confirme o número do celular por meio de uma mensagem de texto. Quando autorizada, a ação abre espaço para a instalação da praga.
O vírus tem acesso total às mensagens de texto do celular, podendo, até excluir e respondê-las. Assim, o vírus envia SMS aos contatos listados no telefone, além de replicar mensagens com custo de US$ 2 (R$ 4,46), cada.
Toda a ação é silenciosa e imperceptível para o dono do aparelho. Assim, a grande maioria só percebe a presença do vírus depois de um prejuízo considerável ou quando é avisado por um amigo.
O FakeInst foi detectado pela primeira vez em fevereiro de 2013. Desde então, ele ganhou pelo menos 14 versões. O falso app não está disponível na Google Play Store.
"Golpe do @", o novo golpe descoberto com o dfndr security já tem mais de…
Empresa foi convidada a colaborar na construção do relatório “O impacto e futuro da Inteligência…
Conheça o novo golpe que se aproveita do maior evento esportivo do mundo
Modalidade de phishing se tornou a campeã de detecções em 2022, acumulando mais de 5…
Golpe do Auxílio, criminosos estão utilizando indevidamente o nome do programa e prometem transferência em…
Presente nas principais redes sociais, perfis do ‘Robô do PIX’ induzem pessoas a acessarem links…