Seguir grande parte destas recomendações pode ser suficiente para você realizar compras de forma segura em lojas online. Os cuidados são muitos, mas valerão a pena, não só para não correr o risco de não ver chegar o bem comprado na sua casa (fora o problema dos já conhecidos atrasos dos fabricantes e revendedores, e até dos Correios, na entrega das mercadorias), mas também para evitar, e muito, dor de cabeça.
Algumas recomendações parecem óbvias, mas muitas pessoas teimam em, na pressa ou euforia por uma aparente promoção ou negócio considerado da China, não seguir.
Cuidados iniciais
- Para comprar, use o modo de navegação anônima. Ela protege suas informações de bisbilhoteiros, curiosos e hackers, que podem rastrear seu histórico.
- Compre somente de sites conhecidos. Quando a oferta é muita, o santo desconfia, já dizia a sua avó. E estes achados financeiros normalmente são oferecidos em sites desconhecidos.
- Compre de lojas online regulamentadas no Brasil. Para reclamar a não entrega de um bem comprado em sites estrangeiros é bem complicado, e muitas vezes infrutífero.
- Ao comprar via serviços de comparação de preços, avalie se a empresa com o melhor valor tem reputação ilibada, isso pode ajudar a afastar problemas. Se a compra é feita em outra plataforma ou endereço, cuidado, o serviço de comparação de preços confiado por você, pode não ser solidário em caso de problemas.
- Blinde seu wi-fi doméstico com a escolha de uma senha forte, preferencialmente com caracteres, letras e números e troque-a com frequência.
Segurança dos dados financeiros
- Verifique na página da internet a presença do ‘S’ no endereço do site: https:// é seguro, https:// não é.
- Busque também no endereço a presença de um cadeado ou outro ícone que remeta a segurança, como um selo, chave ou a cor de fundo verde, indicando caminho livre e seguro. Estes sites são mais confiáveis.
- Confirme o endereço do site com atenção. Veja se não digitou nada errado, se encontrar erro, mas a página estiver aberta, isso indica um site pirata pronto para roubar você.
Só depois disso, insira seus dados de cartão de crédito.
Para evitar fraudes
- Empresas com domínio .br devem estar inscritas no registro.br. Entre no endereço e veja o CNPJ da empresa. Depois, vá ao site da www.receita.fazenda.gov.br e veja se está tudo ok com ela.
- Cuidado com o e-mail, uma empresa séria jamais pedirá seus dados por ali.
- Veja sites de reclamações, como o Reclame Aqui, e veja o que dizem da empresa que você quer comprar.
- Evite wi-fi público, estas conexões oferecem mais riscos de invasão e interceptação do dispositivo.
- Tenha um antivírus na sua máquina, como o PSafe Total, capaz de acusar a infecção por vírus e monitorar atividades suspeitas no seu computador.
Dicas extras
- Evite compras rápidas, aqueles com as informações carregadas automaticamente. Elas podem deixar o processo mais veloz, mas mais inseguros também.
- Utilize um recurso adicional de proteção, como um produto com a função de ‘Compras Seguras’.
- Ou opte por fazer o pagamento via transação segura, como o PayPal.
E, claro, fique sempre de olho no seu extrato bancário e do cartão de crédito. E, qualquer anormalidade, faça contato com a instituição financeira.
PSafe Total protege suas compras online
Como funciona o Compras Seguros da PSafe Total?
Quando o usuário inicia algum processo de compra ou transação bancaria, a proteção é ativada automaticamente, verificando se algum processo suspeito está em execução e, então, notifica o usuário em caso de alguma ação suspeita.
Redação PSafeO dfndr blog é um canal de caráter informativo que apresenta conteúdos exclusivos sobre segurança e privacidade no mundo mobile e empresarial, com dicas para manter a população protegida. Formado por uma equipe de repórteres especializados, o canal conta com a parceria dos especialistas em segurança do dfndr lab para trazer, em primeira mão, notícias sobre ataques, golpes, vulnerabilidades na internet, malwares e suas variações.