O Gmail se tornou ferramenta fundamental para a vida profissional e pessoal de boa parte da população. Todos os dias recebemos dezenas e até centenas de mensagens, boa parte delas inúteis ou simplesmente lixo eletrônico.
E não é incomum que as pessoas acabem se perdendo naquele amontoado de e-mails quando necessitam buscar algo que realmente é relevante. No entanto, existem dezenas de funções que podem facilitar e agilizar a vida do usuário. Por isso, selecionamos sete dicas para você dominar o uso do Gmail:
Em muitas ocasiões, os usuários precisam ter acesso rápido ao Gmail para alguma tarefa tão banal quanto fundamental. Porém, a conexão de internet no Brasil nem sempre é uma aliada. Assim, a dica é uma que permite carregar o Gmail de forma mais ágil.
Há uma versão básica que pode ser acessada acrescentando um código no final da URL. Insira o comando “/?ui=html” depois de “mail.google.com” e pronto: você terá acesso aos recursos básico do Gmail. Para voltar, é preciso apenas retirar o código.
Existe uma diversidade de atalhos disponíveis e outros que precisam ser ativados para realizar tarefas simples de forma mais direta. Para ativar outros atalhos, basta acessar “Configurações” e ativar a opção “Atalhos de teclado ativados”. A lista completa de atalhos pode ser conferida na página de ajuda do Gmail.
Se o usuário está à procura de um arquivo anexo, ele tem a opção de buscar apenas as mensagens que contêm anexos. Para isso, basta incluir o seguinte código na caixa de pesquisa: “has:attachment”. Ao lado do código, digite o nome do contato.
Alguns recursos bastante úteis estão disponíveis através da Gmail Labs. Uma dessas funções é adicionar mais caixas de entradas, permitindo que o usuário veja mais mensagens.
Para ativar essa função, é preciso ir em “Configurações/Labs” e marcar “Ativar” em frente a “Várias caixas de entrada”. Em seguida, clique em “Salvar alterações”.
Para escolher quais caixas de entrada serão exibidas, acesse novamente “Configurações” e “Várias caixas de entrada”. É possível optar por cinco caixas.
Em muitas situações, o usuário precisa enviar arquivos pesados que não podem ser mandados como anexo. Através do Google Drive é possível inserir arquivos de até 10GB.
Para isso, acesse o ícone do Google Drive na parte inferior da nova mensagem e escolha o arquivo. Outra alternativa é incluir no corpo do e-mail o link do arquivo no Google Drive.
Esta função é valiosa para quem costuma acessar e-mails em lan houses. No rodapé da Caixa de Entrada, o usuário pode acessar a opção “Detalhes”, na qual verá informações sobre local, horário, data, dispositivo e o endereço do IP do último acesso.
A partir desta opção, é possível fazer logout em qualquer sessão que estiver aberta.
Quando você entrar de férias ou estiver em algum recesso, uma boa alternativa é usar esta ferramenta. Para utilizar a opção, acesse “Configurações” e vá direto para a aba “Geral”. No final da página terá a opção “Resposta automática de férias”.
Em seguida, você pode escolher o assunto do e-mail, a mensagem que será enviada e o período em que ficará fora do escritório. Para finalizar, basta clicar em “Salvar alterações”.
"Golpe do @", o novo golpe descoberto com o dfndr security já tem mais de…
Empresa foi convidada a colaborar na construção do relatório “O impacto e futuro da Inteligência…
Conheça o novo golpe que se aproveita do maior evento esportivo do mundo
Modalidade de phishing se tornou a campeã de detecções em 2022, acumulando mais de 5…
Golpe do Auxílio, criminosos estão utilizando indevidamente o nome do programa e prometem transferência em…
Presente nas principais redes sociais, perfis do ‘Robô do PIX’ induzem pessoas a acessarem links…