Não somos capazes de evitar assaltos e furtos de objetos pessoais, já que estamos sempre expostos a ações de pessoas desonestas.
Há ferramentas, porém, que ajudam a localizar quem roubou seu aparelho, frustrando assim o sucesso do ladrão.
Veja também: Celular roubado? Como manter fotos e vídeos protegidos!
A Samsung, por exemplo, investiu na segurança de seu novo smartphone top de linha. O Galaxy S6 tem um novo recurso antifurto que promete ser um dos mais completos dentre os disponíveis no mercado. O modo de “suicídio” faz com que o gadget fique totalmente inutilizável.
O mecanismo pode ser acionado à distância, de modo que o usuário possa ativar remotamente o “kill switch”, bloqueando assim as principais funções do aparelho, como câmera e aplicativos, além do acesso à internet.
Para aumentar ainda mais o grau de segurança, os dados pessoais do usuário também são apagados do celular. Dessa forma, o aparelho estará indisponível para uso, ainda que o ladrão consiga acessar a tela de bloqueio ou reiniciar as configurações.
A LG também deve lançar um recurso parecido em breve, num novo smartphone que chegará ao mercado no segundo semestre deste ano. A tecnologia usa um sistema de travamento similar ao do iCloud, que a Apple oferece nos iPhones.
Os usuários do Android 5.0 e 5.1 também contam com o “kill switch”. A vítima só precisa acessar a internet e, a partir de um computador, travar o seu Android e ainda rastreá-lo. Mesmo que não consiga recuperar o celular, o usuário poderá ativar um comando que apagará as informações do aparelho.
Se seu equipamento não puder ser atualizado para o novo Android, não se desespere, pois o Google está desenvolvendo uma ferramenta chamada Factory Reset Protection, que vai restaurar suas configurações originais de fábrica, caso o aparelho seja roubado.
Assim, você poderá rastrear seu dispositivo para apagá-lo em seguida. Infelizmente, essa ferramenta vai depender da distribuição das fabricantes nos Android mais antigos.
Os usuários não precisam, necessariamente, esperar que as grandes marcas lancem seus sistemas. Isso porque o antivírus PSafe Total conta com um eficiente sistema antifurto.
A função “Localizar”, por exemplo, envia um comando através de mensagem para o telefone que foi roubado. Desta forma, é possível fazer a localização do smartphone.
Os requisitos para que esta função possa ser utilizada são a conexão à internet e o GPS integrado ao telefone roubado e ativo.
"Golpe do @", o novo golpe descoberto com o dfndr security já tem mais de…
Empresa foi convidada a colaborar na construção do relatório “O impacto e futuro da Inteligência…
Conheça o novo golpe que se aproveita do maior evento esportivo do mundo
Modalidade de phishing se tornou a campeã de detecções em 2022, acumulando mais de 5…
Golpe do Auxílio, criminosos estão utilizando indevidamente o nome do programa e prometem transferência em…
Presente nas principais redes sociais, perfis do ‘Robô do PIX’ induzem pessoas a acessarem links…