Tem horas que estamos navegando na internet de casa e, de uma hora pra outra, o sinal começa a ficar lento. Mas, nem sempre quando isso acontece é culpa da sua operadora. O motivo da lentidão pode ser algum vizinho que teve acesso ao seu Wi-Fi, seja pela falta de proteção ou descoberta de sua senha.
Veja também: Aplicativo identifica invasores na sua rede Wi-Fi
Para te ajudar, preparamos um tutorial para descobrir quando alguém está roubando sua internet Wireless. Proteja sua rede e garanta a velocidade da sua internet!
Para entrar no administrador que configura o roteador, é preciso descobrir o ‘Gateway Padrão’. Abra o Prompt (Iniciar > Pesquise por cmd > clique para abrir o cmd). Na linha de comando digite ‘ipconfig’ e aperte a tecla enter. Aparecerá o Gateway Padrão, além de uma série de informações referentes à rede local.
Após a descoberta do ‘Gateway Padrão’, entre na configuração do roteador. Digite o número encontrado na etapa anterior em seu navegador. Será pedido um login e uma senha para entrar. Caso não saiba essas informações, pode pedi-las à sua operadora.
Cada fabricante tem um sistema próprio de configuração, o que pode ocasionar diferença de um roteador para o outro. Geralmente, os dispositivos conectados podem ser visualizados em “Local Network”, “My Network” ou “Attached Devices”. Encontre algumas dessas opções e veja a lista de aparelhos conectados à sua rede.
O endereço MAC é um conjunto de letras e números únicos que todos os aparelhos com acesso a uma rede wireless possuem. Através deles é possível descobrir se um aparelho desconhecido está conectado à sua rede. Faça um levantamento dos números MAC dos seus dispositivos. Se algum endereço MAC não bater com os dos seus gagdets, é bem provável que seja algum aparelho do vizinho fazendo proveito do seu sinal wireless.
Algumas atitudes simples podem ser tomadas para evitar o roubo do sinal Wi-Fi. Uma delas é a troca de senha. Periodicamente altere a senha de acesso a sua rede. Escolha senhas fortes, com letras, números e caracteres especiais.
Lembre-se também de dar prioridade na configuração da rede ao WPA2 , protocolo de segurança mais atual e confiável.
Outra medida que pode ser tomada é configurar o roteador para que ele dê acesso somente aos endereços MAC cadastrados. Vale ressaltar que, neste método, todo dispositivo, mesmo que tiver a senha, deverá ter seu endereço na lista de aparelhos autorizados.
"Golpe do @", o novo golpe descoberto com o dfndr security já tem mais de…
Empresa foi convidada a colaborar na construção do relatório “O impacto e futuro da Inteligência…
Conheça o novo golpe que se aproveita do maior evento esportivo do mundo
Modalidade de phishing se tornou a campeã de detecções em 2022, acumulando mais de 5…
Golpe do Auxílio, criminosos estão utilizando indevidamente o nome do programa e prometem transferência em…
Presente nas principais redes sociais, perfis do ‘Robô do PIX’ induzem pessoas a acessarem links…