Você já deve ter notado em feiras e eventos que muitas empresas e profissionais estão adotando o uso dos QRs Codes em crachás, cartões de visitas e em outras formas de aplicação. À primeira vista lembram muito os tradicionais códigos de barra que encontramos em prateleiras de supermercados e lojas.
Os QR Codes são pequenos códigos que armazenam informações variadas que podem ser lidos por dispositivos móveis (smartphones e tablets com câmera) que tenham instalados os aplicativos específicos para a leitura.
É possível criar seu próprio QR Code. Há diversas opções de programas que podem ser instalados no PC e sites que oferecem a geração dos códigos gratuitamente.
Todos os dados coletados são enviados a uma página especifica do QR Code. É neste momento que o usuário pode ser direcionado a sites de conteúdos pornográficos, de roubo de dados e ainda de códigos maliciosos (malwares).
Em geral, este tipo de tecnologia é seguro. Mas são necessários alguns cuidados. A principal dica é utilizar QR Codes de meios de comunicação mais conhecidos. Caso não seja possível, confira algumas dicas para evitar ataques:
Tomadas as devidas precauções, você pode cair no mundo de possibilidades de comunicação que os QR Code podem oferecer.
"Golpe do @", o novo golpe descoberto com o dfndr security já tem mais de…
Empresa foi convidada a colaborar na construção do relatório “O impacto e futuro da Inteligência…
Conheça o novo golpe que se aproveita do maior evento esportivo do mundo
Modalidade de phishing se tornou a campeã de detecções em 2022, acumulando mais de 5…
Golpe do Auxílio, criminosos estão utilizando indevidamente o nome do programa e prometem transferência em…
Presente nas principais redes sociais, perfis do ‘Robô do PIX’ induzem pessoas a acessarem links…