Saiba os cuidados necessários ao usar o QR Code
Os QR Codes lembram os antigos códigos de barra. Eles armazenam informações e podem ser lidos por smartphones e dispositivos móveis em geral.
Você já deve ter notado em feiras e eventos que muitas empresas e profissionais estão adotando o uso dos QRs Codes em crachás, cartões de visitas e em outras formas de aplicação. À primeira vista lembram muito os tradicionais códigos de barra que encontramos em prateleiras de supermercados e lojas.
Os QR Codes são pequenos códigos que armazenam informações variadas que podem ser lidos por dispositivos móveis (smartphones e tablets com câmera) que tenham instalados os aplicativos específicos para a leitura.
É possível criar seu próprio QR Code. Há diversas opções de programas que podem ser instalados no PC e sites que oferecem a geração dos códigos gratuitamente.
Todos os dados coletados são enviados a uma página especifica do QR Code. É neste momento que o usuário pode ser direcionado a sites de conteúdos pornográficos, de roubo de dados e ainda de códigos maliciosos (malwares).
Em geral, este tipo de tecnologia é seguro. Mas são necessários alguns cuidados. A principal dica é utilizar QR Codes de meios de comunicação mais conhecidos. Caso não seja possível, confira algumas dicas para evitar ataques:
- Não escanear QR Code gerados por qualquer pessoa ou empresas desconhecidas em locais públicos;
- Existem aplicativos que permitem ao usuário analisar o link do QR Code que será acessado. Os mais recomendados são: para o Android, o QuickMark Bar Code Scanner, e para iPhone, o TapReader;
- Evite usar links encurtados. Podem ser uma armadilha, pois o usuário não conhecerá a URL completa antes de acessar;
- Evite usar senhas que sejam identificadas facilmente nos seus dispositivos móveis. Atualize-as sempre!
- Mantenha os antivírus do seu smartphone ou tablet sempre em dia.
Tomadas as devidas precauções, você pode cair no mundo de possibilidades de comunicação que os QR Code podem oferecer.