As ameaças do universo digital móvel vão muito além dos vírus. Diferentes tipos de malwares representam riscos para os dispositivos tecnológicos. E para colocar mais lenha na fogueira sobre a necessidade de proteção no smartphone, Richard Stallman, criador do Linux e pai do software livre, afirma que os próprios sistemas operacionais são malwares.
Ele não poupa ninguém e acusa diretamente Windows, OS X, iOS e Android de distribuírem seus sistemas operacionais com itens de malwares. A justificativa: os sistemas espionam os usuários e limitam sua capacidade de decisão.
Na sua coluna publicada no jornal The Guardian, ele afronta a Microsoft e afirma que a empresa avisa a NSA sobre suas brechas de vulnerabilidade de segurança antes mesmo de corrigí-las, a mesma manobra adotada pela Apple, segundo o especialista. E ainda critica a empresa da maçã por censurar apps.
E deixa uma pergunta no ar: podemos confiar nos softwares de empresas? No mesmo texto, Stallman acusa bonecas Barbie, smart TVs e Kindle de espionarem seus proprietários. E não poupa nem o software livre Android, por segundo ele, mascarar a possibilidade de desinstalação remota de aplicativos.
A solução? Abandonar os softwares de empresa e batalhar por sistemas livres.
Com 99% dos vírus móveis desenvolvidos para Android, a taxa de infecção mundial beira 1% dos aparelhos. Aplicativos falsos maliciosos eram até pouco tempo uma realidade da Play Store. Agora, o Google desenvolveu sistema de proteção que detecta com maior agilidade e facilidade os apps falsos subidos à loja. A empresa precisa melhorar a reputação da Google Play.
"Golpe do @", o novo golpe descoberto com o dfndr security já tem mais de…
Empresa foi convidada a colaborar na construção do relatório “O impacto e futuro da Inteligência…
Conheça o novo golpe que se aproveita do maior evento esportivo do mundo
Modalidade de phishing se tornou a campeã de detecções em 2022, acumulando mais de 5…
Golpe do Auxílio, criminosos estão utilizando indevidamente o nome do programa e prometem transferência em…
Presente nas principais redes sociais, perfis do ‘Robô do PIX’ induzem pessoas a acessarem links…