Categorias: Mercado

Relembre Redes Sociais como o Orkut, que deixaram saudade

Você sabe definir o que é uma rede social? Pois é. Os mais jovens responderiam com uma palavra: Facebook. É, se ele hoje é um sinônimo de rede social, principalmente pelo número de usuários no planeta, nem sempre foi assim.

O termo rede social tem significado bastante amplo e surpreendentemente faz referência a um conceito mais antigo – e pessoal – do que muitos possam imaginar.

Os homens da caverna já mantinham rede social, quando interagiam entre si, exibiam seus resultados de caças e conversavam em volta de uma fogueira para se aquecer e compartilhar interesses, objetivos e emoções.

Primeira rede social

Agora, tratando de internet, a primeira rede social surgiu por volta de 1995, com a "ClassMates.com", que foi criada para realizar reencontros entre ex-alunos. Fez um grande sucesso no Canadá e nos EUA. A grande diferença é que o modelo do ClassMates.com era um serviço pago.

Aí vieram as evoluções, as febres de mensagens instantâneas. As pessoas tinham um número a partir do qual poderiam ser acionadas pelas outras, desde que ambas estivessem online, como se fosse um aparelho de telefone. Era o ICQ, que surgiu em 1996, e voltou!

Com a evolução desse serviço, apareceu em 1999 o MSN Messenger, que se tornou a principal ferramenta de troca de mensagens instantâneas no mundo inteiro. Já não havia mais distância entre pessoas que possuíssem uma conexão com a internet e estivessem com seu MSN aberto. Para se inscrever no serviço, que era gratuito, era necessário que o usuário abrisse uma conta de e-mail.

MySpace: revolução para a época

Em 2003 surgiu um rascunho das redes sociais que conhecemos atualmente. O MySpace conseguiu revolucionar uma época. A rede fez uma mistura de fotoblog, muito popular na época, e blog com perfis dos usuários.

A rede, que se intitulava "o lugar para amigos", chegou ao Brasil somente em 2007 com uma versão musical. E impulsionou muitas bandas com a inovação que permitia ao usuário incluir músicas e habilitar o download das mesmas.  Em 2009, porém, o Myspace encerrava suas atividades no país, com menos da metade dos 76 milhões de usuários que tinha em 2008.

Vida paralela

Outra rede que também provocou euforia entre internautas foi o "Second Life". Chamada de vida paralela, fazia com que seus usuários vivenciassem num ambiente interativo 3D suas relações sociais.

Dentro do ambiente virtual, os participantes podiam criar situações para que seus avatares evoluíssem e fizessem sucesso, convertendo isso em “dinheiro vivo”. Ainda ativa, a rede já não atrai mais os seguidores de tempos atrás.

Novos formatos de redes sociais

Ao longo do tempo, novas formas de rede social surgiram, como Digg e Formspring

O Digg reunia noticias, vídeos e podcast enviados por usuários, combinando blog com feed. Em 2012, a rede é adquirida por uma empresa do ramo digital e apresentado um novo layout de plataforma, sendo o login feito a partir de conta no Twitter ou Facebook.

O Formspring surge como modelo de perguntas e respostas. Cada usuário pode receber e responder a questões de outros cadastrados ou ainda de não usuários. As perguntas podem ainda ficar armazenadas no perfil ou excluídas, onde qualquer usuário pode vê-las. A rede, que já contou com 30 milhões de usuários, encerrou suas atividades em março de 2014.

Adeus, Orkut

Mas, sem dúvida, a rede social que vai deixar mais saudade entre os brasileiros é o Orkut.

Criada em 2004 por um engenheiro turco e funcionário do Google, a rede possibilitou a criação de amizades, a classificação de relações e até paqueras virtuais. No início, para se inscrever era necessário que o interessado recebesse um convite. A procura era tão grande que convites chegaram a ser vendidos.

Com comunidades de interesse comum, mensagens de solicitação de adicionamento e depoimentos e lembretes de aniversários, a rede conquistou milhões de usuários pelo mundo, sendo Brasil e Índia os países mais conectados. O Orkut anunciou recentemente que encerrará suas atividades depois de 10 anos de sucesso e 40 milhões de sorrisos de satisfação. Vai deixar saudade.   

Redação PSafe

O dfndr blog é um canal de caráter informativo que apresenta conteúdos exclusivos sobre segurança e privacidade no mundo mobile e empresarial, com dicas para manter a população protegida. Formado por uma equipe de repórteres especializados, o canal conta com a parceria dos especialistas em segurança do dfndr lab para trazer, em primeira mão, notícias sobre ataques, golpes, vulnerabilidades na internet, malwares e suas variações.

Posts Recentes

Novo golpe descoberto com o dfndr security já tem mais de 2 milhões em bloqueios

"Golpe do @", o novo golpe descoberto com o dfndr security já tem mais de…

1 ano atrás

Futuro da Inteligência Artificial: CyberLabs participa de relatório do Google sobre futuro da inteligência artificial

Empresa foi convidada a colaborar na construção do relatório “O impacto e futuro da Inteligência…

1 ano atrás

Golpes da Copa: mais de 120 mil detecções em Novembro, aponta dfndr security

Conheça o novo golpe que se aproveita do maior evento esportivo do mundo

1 ano atrás

Golpes financeiros: mais de mil tentativas por hora, neste ano

Modalidade de phishing se tornou a campeã de detecções em 2022, acumulando mais de 5…

2 anos atrás

‘Golpe do Auxílio Brasil’: mais de 140 mil tentativas em uma semana

Golpe do Auxílio, criminosos estão utilizando indevidamente o nome do programa e prometem transferência em…

2 anos atrás

Robô do PIX: perfis golpistas ‘dando dinheiro’ têm mais de 600 mil seguidores, aponta PSafe

Presente nas principais redes sociais, perfis do ‘Robô do PIX’ induzem pessoas a acessarem links…

2 anos atrás