Qual a arquitetura do processador do meu Android?
Entenda a relação entre o processador e a performance do seu Android para escolher o melhor de acordo com o seu uso.
Hoje, com a evolução da tecnologia nos smartphones, alguns processadores são tão potentes quanto a CPU de computadores. Grande parte deste avanço está na capacidade de fabricar chips cada vez menores, com maior eficiência energética e grande capacidade de executar tarefas pesadas.
Em 2013, a Apple surpreendeu o mundo ao lançar o primeiro processador para smartphone utilizando a arquitetura de 64-bit. Em linhas gerais, com o dobro de capacidade de cálculo do que os processadores de 32-bit.
Logo em seguida, diversas fabricantes Android também lançaram smartphones com processadores de 64-bit. Basicamente, este tipo de arquitetura permite uma maior quantidade de memória RAM, assim como processar aplicativos mais pesados, como jogos ou editores de vídeo.
Se você ficou curioso para saber qual é arquitetura do processador do seu dispositivo, neste post, ensinaremos como identificar de uma maneira bem simples.
32 ou 64-bit?
Existem várias formas de descobrir qual a arquitetura do processador, desde a verificação no site da fabricante até a utilização do Android Debug Bridge (ADB). No entanto, tem uma forma bem mais simples de saber se o processador do seu aparelho é 32 ou 64-bit.
O aplicativo CPU-Z, onipresente nos PCs de qualquer entusiasta de hardware, também possui uma versão para dispositivos Android. O app é bem completo e gratuito. Com ele é possível ter informações detalhadas sobre os componentes físicos do gadget, como a memória e a bateria, além de informações sobre o software e de temperatura.
Na aba do processador (SoC) é possível identificar a quantidade de núcleos, a frequência em que estão trabalhando, o uso e ainda informações sobre a GPU. Logo na primeira linha está especificada a arquitetura do processador. Se for x86 é 32-bits. Se for x64 é 64-bits.
Os melhores processadores para Android
Qualcomm Snapdragon 810
Processador 64-bit de oito núcleos une alto poder de processamento com eficiência energética. Possui capacidade para processar vídeos em 4K, wi-fi melhorado e funções de câmera otimizada.
Kirin 920
Processador de oito núcleos e é considerado um dos melhores para Android da atualidade. Entre suas características se destacam o áudio, a capacidade para gravar vídeos em 4k e o suporte a telas QHD.
Exynos 7420
Processador mais top da Samsung equipa o novo Galaxy S6. Possui oito núcleos, e é compatível com o que há de mais moderno: filmes em 4k, telas QHD, alta capacidade para processos em 3D e baixo consumo energético.