Depois da notícia do app falso com vírus de Pokémon Go, outro aplicativo foi identificado como malicioso pela análise do time de segurança do dfndr, o principal aplicativo antivírus do Brasil: o Recarga TIM.
Batizado de Tim.AndroRat, o malware parece ser idêntico ao app original da da empresa telefônica que realiza recarga de cartões pré-pagos pelo celular, mas acessa dados e funções sigilosos do usuário.
Leia também: dfndr detecta vírus que se passa por Pokémon Go
Segundo os especialistas de segurança do dfndr, o hacker responsável pela criação do malware removeu parte do código, para fazer com que o APK tivesse um tamanho menor e fosse mais fácil de ser disseminado. Além disso, ao executar o app, ele apresenta a mesma tela da versão original, sendo facilmente confundido pelos usuários.
O Tim.AndroRat permite o acesso a quase todas as informações do dispositivo do usuário: mensagens de texto, chamadas, localização, fotos e tudo que estiver armazenado. Outro perigo deste malware é a possibilidade do hacker executar funções dentro do seu aparelho, como instalação de outros apps, envio de SMS, chamadas e muitas outras.
No fim, é válido lembrar que a melhor forma de evitar que seu Android seja infectado com apps maliciosos como esse é realizar downloads apenas em lojas oficiais. Segundo os especialistas, 90% das infecções desse tipo de vírus são feitas justamente por esse marketing alternativo.
Vale lembrar também que manter um antivírus de confiança sempre atualizado também é uma boa forma de prevenir e proteger o seu celular.
"Golpe do @", o novo golpe descoberto com o dfndr security já tem mais de…
Empresa foi convidada a colaborar na construção do relatório “O impacto e futuro da Inteligência…
Conheça o novo golpe que se aproveita do maior evento esportivo do mundo
Modalidade de phishing se tornou a campeã de detecções em 2022, acumulando mais de 5…
Golpe do Auxílio, criminosos estão utilizando indevidamente o nome do programa e prometem transferência em…
Presente nas principais redes sociais, perfis do ‘Robô do PIX’ induzem pessoas a acessarem links…