Proteja-se da nova brecha do Stagefright, que ameaça 1,4 bilhão de Androids
Nova falha de segurança é grave e põe em risco a segurança dos usuários. Saiba como se proteger até que as correções sejam lançadas.
Menos de três meses se passaram desde que a falha de segurança Stagefright expôs uma grave vulnerabilidade dos telefones Android e, quase sem descanso, uma nova brecha volta a colocar em risco mais de um bilhão de dispositivos.
Desta vez, hackers podem acessar as bibliotecas de mídia e até o microfone de praticamente qualquer aparelho Android desde que o usuário o infecte acidentalmente através do download de arquivos MP3 (música) ou MP4 (vídeo) maliciosos.
Saiba como se proteger do Stagefright
Tanto a Google quanto as principais fabricantes de aparelhos já declararam que a solução do problema virá nas próximas atualizações de sistema, seja na nova versão do Android, Marshmallow, ou em correções liberadas para aparelhos que não podem fazer o upgrade.
Apesar de se mostrarem preocupadas, as empresas não se comprometeram claramente com relação aos prazos para que a solução seja liberada. Enquanto isso, siga estas dicas e evite problemas com a nova brecha de segurança do Stagefright:
- Fique atento aos sites por onde você navega. Evite fazer downloads de fontes desconhecidas, especialmente nos formatos MP3 e MP4;
- Cuidado com as redes Wi-fi públicas às quais você se conecta. Prefira redes seguras;
- Mantenha a proteção antivírus do seu Android em dia;
- Não perca as atualizações de sistema disponibilizadas pelo fabricante do seu Android.