Ter internet wireless em casa é uma grande comodidade. Mas sempre tem algum “espertinho” querendo usar a sua banda larga sem pagar por ela ou até mesmo algum hacker querendo invadir a sua rede. Para evitar esses contratempos, você coloca uma senha para poder acessar a rede wi-fi. Mas será que isso é suficiente?
Na verdade, não. Mesmo tendo senha, algum hacker pode acabar acessando a sua rede e comprometendo a sua segurança. Assim, você deixa expostas as suas informações pessoais, incluindo dados de contas bancárias e cartão de crédito, e pode ter problemas.
Então, como se proteger? Confira algumas dicas e entenda como a sua rede Wi-Fi pode ser “sequestrada”.
Talvez você nunca tenha ouvido esse termo, mas o DNS é algo importante para acessar a internet. DNS é a sigla de Domain Name System, ou seja, Sistema de Nomes de Domínios. Este sistema funciona interligado ao IP, o conhecido Internet Protocol.
Cada site está hospedado num servidor e tem uma sequência de números específica, o chamado IP. Quando você digita um site na barra de URL (por exemplo: www.psafe.com), é realizada uma espécie de tradução por meio do DNS, que entende que aquele domínio está ligado a determinado IP e, assim, a página se abre normalmente. Apesar de parecer complexo, tudo isso ocorre em menos de um segundo.
Além disso, também existe um DNS do roteador do usuário. É aí que o problema pode acontecer, já que um hacker pode alterar o DNS do roteador, o chamado DNS Hijacking ou sequestro do DNS. Como resultado, ao digitar um endereço na barra de URL, o usuário é redirecionado a uma página falsa, que pode causar grandes prejuízos.
Entre os problemas que o usuário pode vir a enfrentar devido a esta situação estão a modificação e a captura de toda a navegação na rede wi-fi ou a prática de atos ilícitos por parte do hacker com o seu IP, o que significa que você terá que se justificar por estes atos perante as autoridades.
Cada roteador já vem com uma senha padrão. O recomendado é que você sempre troque a senha padrão, que é considerada fraca e fácil de ser descoberta. Atente para o fato de que a senha do roteador não é a senha da rede wifi. A senha do roteador fornece acesso às configurações do roteador e é com ela que o hacker consegue alterar o DNS.
Para trocar a senha do roteador é preciso acessar o painel de administrador do aparelho. Este processo muda conforme a marca do dispositivo, mas você pode verificar diretamente no manual ou também junto à empresa. Para ampliar sua segurança digital, instale o PSafe Total Windows, antivírus que deixa seu PC mais rápido, evitando que o dispositivo fique vulnerável ao ataque de hackers.
Pronto! Você já está mais seguro e pode usar a sua rede wifi sem medo de ter o seu DNS sequestrado.
"Golpe do @", o novo golpe descoberto com o dfndr security já tem mais de…
Empresa foi convidada a colaborar na construção do relatório “O impacto e futuro da Inteligência…
Conheça o novo golpe que se aproveita do maior evento esportivo do mundo
Modalidade de phishing se tornou a campeã de detecções em 2022, acumulando mais de 5…
A tecnologia XDR é capaz de bloquear qualquer ameaça existente, pois faz um verdadeiro “raio…
Golpe do Auxílio, criminosos estão utilizando indevidamente o nome do programa e prometem transferência em…