Muitos usuários não sabem, mas há criminosos especializados em hackear webcams para conseguir imagens dos usuários. Eles utilizam o complemento Adobe Flash Player e podem sequestrar fotos para descobrir alguma informação pessoal do usuário ou até imagens comprometedoras para uma possível chantagem.
Depois de ganhar acesso a seu computador através de um Trojan que permite total controle, o atacante pode ligar a webcam a qualquer momento ou ouvir o áudio do microfone do PC.
Há quem tape a webcam com fita crepe ou adesivo colado na câmera para se proteger da ação de hackers. Entretanto, há outras maneiras de impedir que sua imagem e vida pessoal sejam alvos de criminosos virtuais.
Uma delas é desconectar a webcam sempre que terminar de usá-la. Outra é atualizar seu antivírus regularmente. O usuário também pode criar uma senha forte com letras, números e outros símbolos para sua aplicação de webcam e login do Windows.
Mais uma dica é instalar um firewall em seu computador. Para quem não sabe, firewall é um programa que serve como barreira de proteção que ajuda a bloquear o acesso de qualquer conteúdo malicioso. No Windows 7, por exemplo, o usuário pode ativar o funcionamento do firewall entrando em Painel de Controle > Sistema e Segurança > Firewall do Windows.
"Golpe do @", o novo golpe descoberto com o dfndr security já tem mais de…
Empresa foi convidada a colaborar na construção do relatório “O impacto e futuro da Inteligência…
Conheça o novo golpe que se aproveita do maior evento esportivo do mundo
Modalidade de phishing se tornou a campeã de detecções em 2022, acumulando mais de 5…
Golpe do Auxílio, criminosos estão utilizando indevidamente o nome do programa e prometem transferência em…
Presente nas principais redes sociais, perfis do ‘Robô do PIX’ induzem pessoas a acessarem links…