A tecnologia de Big Data evoluiu. Se antes estava praticamente restrita ao armazenamento de dados, hoje assume protagonismo digital, sendo responsável por permitir análises de dados e respostas em tempo real, transformando o setor mundial de TI e ampliando a gama de serviços e produtos disponíveis aos usuários finais de internet.
O último relatório da TDWI traduz este destaque experimentado pelo setor e apresenta um panorama da utilização de big data pelas corporações, com grande foco no suporte e tratamento de dados em tempo real.
Para entender as peculiaridades do setor, apresentamos abaixo números obtidos em levantamento realizado pelo instituto especializado em inteligência de negócios, armazenamento de dados e análise da indústria de TI no mundo todo. Para completar, mostramos ainda o uso de Big Data que fazemos aqui na PSafe, tudo para ilustrar a matéria com um bom exemplo nacional.
O desenvolvimento de aplicações de softwares constantemente conta com suporte de Business Inteligence (BI) e profissionais de Big Data, que gerenciam dados, muitas vezes em tempo real, oferecem informações de suporte, apoiam processos que necessitam acessar dados em tempo real, criam inventários no momento de comando e monitoram o fluxo da informação.
Extrapolando o entendimento de tempo real, muitas empresas precisam oferecer respostas imediatas, com acesso e análise de dados para reduzir a latência do negócio. As principais aplicações no setor informático são:
– Dados sob demanda
– Transmissão de dados
– Fluxos contínuos de dados
– Dados de acesso imediato
– Dados em tempo certo
– Dados em tempo quase real
Operações (53%); Serviços ao consumidor e suporte (51%); Vendas (45%); Gestão organizacional e sistemas de TI (43%); Marketing (43%); Finanças (32%); Comércio eletrônico (28%); e P&D (19%).
Maior capacidade de resposta e ação (53%); Automação da resposta em tempo real para aprovações e serviços ao consumidor (47%); Melhoria da tomada de decisões (45%); Incremento operacional e de BI (45%).
Diariamente (83%); Mensalmente (60%); Tempo real (51%); e Semanalmente (49%).
Uma vez por dia (47%); Uma vez por mês (18%); e Menos de uma vez por mês (9%).
Operação, monitoramento e alertas (39%); Análises de tempo múltiplo (20%); e Alertas contínuos (16%).
Painel de BI (50%); Relatórios e mapa de pontuações (47%); Visualização de dados e análise (47%); Operação, monitoramento e alertas (39%); e Programas de fidelidade (38%).
– Dados de redes sociais (38%)
– Dados de eventos (36%)
– Dados desestruturados (34%)
– Logs e cliques (34%)
Estão pensando a respeito (33%); Estão implementando (14%); e Já utilizam em uma ou mais aplicações (4%).
Todos os dados apresentados até aqui fazem parte do estudo realizado pela TDWI e estão no relatório de 2014 da entidade.
Qual a importância do processamento de dados em tempo real para o negócio da PSafe?
Rodrigo Souza: Processamento de dados em Tempo Real é fundamental para a segurança dos clientes da PSafe, assim como para o bom desempenho do aplicativo.
Quais funções do PSafe Total Android necessitam tratamento de dados em tempo real e que desafios representam para as equipes de Big Data e BI?
RS: Tratamos os dados de segurança em tempo real, já que não pode haver demora na detecção e tratamento de uma ameaça. Também processamos em tempo real o uso de todas as funcionalidades, customizadas para o gosto do usuário brasileiro.
"Golpe do @", o novo golpe descoberto com o dfndr security já tem mais de…
Empresa foi convidada a colaborar na construção do relatório “O impacto e futuro da Inteligência…
Conheça o novo golpe que se aproveita do maior evento esportivo do mundo
Modalidade de phishing se tornou a campeã de detecções em 2022, acumulando mais de 5…
Golpe do Auxílio, criminosos estão utilizando indevidamente o nome do programa e prometem transferência em…
Presente nas principais redes sociais, perfis do ‘Robô do PIX’ induzem pessoas a acessarem links…