Nesta semana, usuários da provedora de internet NET relataram que estavam sendo vítimas de um ataque de malware. Segundo as informações repassadas à Revista INFO, o ataque estaria acontecendo através de um pop-up falso, que pedia para fazer uma atualização do Adobe Flash. Ao clicar no link, o usuário era obrigado a instalar um arquivo executável.
O grande problema é que, ao aparecer na tela, o pop-up simplesmente impedia que o internauta continuasse a navegar em outros sites. Assim, era necessário que o arquivo executável fosse instalado para que o navegador fosse “liberado”. Muitos usuários ainda tentaram clicar na opção “atualizar depois”, mas eram redirecionados à instalação do arquivo executável.
O nome do arquivo era flash.zip, já que estava compactado e vinha disfarçado. O ataque, a princípio, foi identificado somente em São Paulo. Segundo analistas da INFO, o problema estaria ocorrendo diretamente com o Google Analytics e o pop-up surgiria em sites que usam o serviço.
Uma das dicas para evitar ser vítima deste golpe é alterar o DNS, já que o arquivo não está sendo lido corretamente. Para alterar o DNS, basta acessar as configurações de rede.
A NET ainda não confirmou o ataque. As informações foram retiradas do site da Revista INFO.
"Golpe do @", o novo golpe descoberto com o dfndr security já tem mais de…
Empresa foi convidada a colaborar na construção do relatório “O impacto e futuro da Inteligência…
Conheça o novo golpe que se aproveita do maior evento esportivo do mundo
Modalidade de phishing se tornou a campeã de detecções em 2022, acumulando mais de 5…
Golpe do Auxílio, criminosos estão utilizando indevidamente o nome do programa e prometem transferência em…
Presente nas principais redes sociais, perfis do ‘Robô do PIX’ induzem pessoas a acessarem links…