O WhatsApp é o aplicativo de mensagem mais popular no Brasil, 76% dos celulares do país têm o app instalado. No entanto, criminosos passaram a usar o mensageiro para espalhar fraudes e os golpes funcionam, principalmente, pois são espalhados por pessoas de confiança dos usuários.
Geralmente, as mensagens criadas pelos criminosos contém links e são compartilhadas por parentes, amigos e contatos da agenda, diminuindo a desconfiança de quem recebe, que imediatamente clica.
Muitas vezes o usuário só descobre que foi vítima de um golpe ou vírus quando já abriu o site recebido. Como é difícil identificar se o link é verdadeiro ou não, é necessário utilizar um antivírus – como o dfndr security – para detectar e eliminar qualquer ameaça.
Recentemente, o aplicativo de segurança dfndr security descobriu mais um golpe na plataforma. Quase 100 mil usuários clicaram em um link que prometia espionar a conversa de outros contatos sem que eles soubessem.
A curiosidade fez com milhares de vítimas se cadastrassem em programas para receber publicidades e serviços pagos que não foram solicitados.
De acordo com o Diretor do dfndr lab, laboratório de segurança especializado no combate ao cibercrime, Emilio Simoni, o WhatsApp possui uma dinâmica fácil para espalhar informação entre milhares de usuários em segundos e essa facilidade faz com que os hackers fiquem de olho na rede.
Os links suspeitos são rapidamente descobertos por antivírus que analisam os dispositivos e eliminam os vírus instalados. Por isso, para os hackers, é importante espalhá-los ao maior número de pessoas antes que sejam excluídos.
"Golpe do @", o novo golpe descoberto com o dfndr security já tem mais de…
Empresa foi convidada a colaborar na construção do relatório “O impacto e futuro da Inteligência…
Conheça o novo golpe que se aproveita do maior evento esportivo do mundo
Modalidade de phishing se tornou a campeã de detecções em 2022, acumulando mais de 5…
Golpe do Auxílio, criminosos estão utilizando indevidamente o nome do programa e prometem transferência em…
Presente nas principais redes sociais, perfis do ‘Robô do PIX’ induzem pessoas a acessarem links…