Se você possui um smartphone, existem grandes chances de ser também um usuário Android. Sabe por que? No final do ano passado, o sistema operacional da Google dominava cerca de 76.6% de todos os celulares do mundo – muito acima do principal concorrente, o iOS da Apple, com 19.7%. Mas o que levou o Android a possuir um público tão grande? Quais os diferenciais do sistema para dispositivos móveis mais popular do mundo?
Uma das principais características do Android, se não a principal, é a sua natureza. Por ser um sistema de código aberto, qualquer pessoa que entenda um pouco de programação pode contribuir para a criação e inovação no software. Em outras palavras, é muito mais fácil desenvolver apps e programar para Android.
Isso resulta em um universo de funções amplo, permitindo que desenvolvedores independentes tenham seu espaço para divulgar seus aplicativos na Google Play, retirando da Google a responsabilidade e o monopólio pelas novidades.
Como mais pessoas diferentes estão aptas para desenvolver para o Android, mais inovações aparecem nesse sistema. As principais novidades do mundo da tecnologia aparecem, quase sempre, primeiro no sistema da Google. Tanto novos aplicativos e softwares otimizados, quanto gadgets e novas formas de utilizar o hardware do aparelho.
Tudo que é bom faz sucesso em questão de minutos no universo Android.
Como qualquer um é livre para desenvolver, com as fabricantes não seria diferente. Diversas empresas apostam em versões adaptadas próprias do Android para seus produtos. Isso afeta o consumidor final com algumas funções exclusivas de determinados aparelhos e uma Interface de Usuário – em inglês User Interface – diferenciada para explorar melhor seu hardware.
Existem dispositivos Android com várias “caras” diferentes, personalizados de acordo com o gosto do seu criador.
Essa possibilidade de personalização do sistema, aliado às possibilidades de desenvolvimento para seu universo, geram uma gama de dispositivos muito grande. Existem diversos aparelhos Android com hardwares, fabricantes e versões do software diferentes. Você encontra produtos que atendem aos mais específicos tipos de demanda, aumentando suas opções de compra.
Esse fator é determinante na presença do Android ser tão grande no mercado de smartphones, já que a Apple, principal concorrente, limita seu sistema operacional a poucos tipos de aparelhos.
Com uma variedade tão grande de dispositivos, o preço dos aparelhos também é bastante diversificado. Um cliente comum pode comprar um celular simples e que execute funções do dia-a-dia por um valor muito abaixo de um mais moderno. Além disso, por ser tão fácil desenvolver apps para o Android, a competição do mercado de aplicativos é muito mais intensa, forçando as desenvolvedoras a baixar os valores de seus produtos.
Portanto, existe um tipo de Android para cada bolso, assim como aplicativos mais baratos ou, em sua maioria, gratuitos e um mercado mais competitivo.
"Golpe do @", o novo golpe descoberto com o dfndr security já tem mais de…
Empresa foi convidada a colaborar na construção do relatório “O impacto e futuro da Inteligência…
Conheça o novo golpe que se aproveita do maior evento esportivo do mundo
Modalidade de phishing se tornou a campeã de detecções em 2022, acumulando mais de 5…
Golpe do Auxílio, criminosos estão utilizando indevidamente o nome do programa e prometem transferência em…
Presente nas principais redes sociais, perfis do ‘Robô do PIX’ induzem pessoas a acessarem links…