Nos últimos tempos, o que não faltam são depoimentos que mencionam a importância da variedade de conteúdo e da qualidade do mesmo. Infográficos, vídeos institucionais, tutoriais e novos perfis de redes sociais estão na mira das empresas, mas uma mídia muito importante ainda é esquecida por portais, blogueiros e empresas interessadas em ampliar sua participação na internet: O podcast.
No Brasil, o podcast já agrada uma comunidade ativa de leitores de blogs, o Nerdcast por exemplo, registra mais de 350 mil downloads a cada semana. Só para ter ideia, segundo a Edison Research e Triton Digital, nos EUA, os podcasts já foram acessados, reproduzidos e baixados por 39 milhões de americanos em apenas um mês.
O maior diretório de podcasts, certamente é o iTunes. O reprodutor de mídia da Apple pode ser acessado de qualquer PC/MAC e dispositivo móvel da Apple. Por isso, marcar presença na plataforma e está bem ranqueado faz toda diferença.
Você não precisa ter os melhores editores de áudio e equipamentos a sua disposição na hora de gravar um podcast. Tenha apenas em mente que o áudio deve estar livre de ruídos externos para não incomodar o ouvido do seu ouvinte, deixar uma trilha sonora baixa como plano de fundo é uma técnica muito usada para estabelecer um pouco mais de ritmo e tirar o tédio de ter apenas vozes.
Procure disponibilizar os arquivos na melhor qualidade de bitrate possível. O iTunes, assim como o Youtube, destaca os arquivos de melhor qualidade, já que eles podem ser reproduzidos nos mais diferentes aparelhos sem “estourar” o som.
Arte de capa de um podcast é muito importante. É bom fazer uma para cada novo episódio. Isso ajuda a chamar a atenção do seu ouvinte. Preste atenção as politicas de imagens do sistema e use a criatividade dentro das proporções permitidas pelo iTunes.
Certifique-se de usar boas palavras chaves em seus títulos e descrições. Pense como usuário pode buscar por aquele arquivo e inclua essas expressões para o seu uso.
Títulos podcast: Cada novo episódio que você publicar pode obedecer a seguinte estrutura. “Nome do podcast + nome do episódio e número + categoria”. Por exemplo: Psafe Podcast: Segurança em celulares Android ep:027 (dicas).
Categoria: A cada novo episódio do podcast você tem a opção de usar novas palavras-chaves e categorias. Por isso, mesmo que fechado a um assunto, procure variar suas editorias para alcançar públicos diversos mas que no fundo, possuem o mesmo interesse.
Descrição: descreva muito bem seus episódios. Essa descrição é fundamental para o sistema da iTunes e para que o seu usuário saiba o que ele vai encontrar lá. Destaque as informações dos temas que são debatidos no episódio, nome dos participantes e links que possam complementar aquele conteúdo.
A cada episódio do seu podcast, peça comentários na iTunes. Peça para que seu ouvinte seja honesto nas opiniões. Além de um bom termômetro da audiência e estudo de melhorias, os comentários ajudam a posicionar melhor seu podcast nas categorias, já que o sistema tem abas que destacam o conteúdo dos mais baixados e comentados da semana.
A matemática é simples. Quanto mais assinantes, mais downloads, e melhor você pode ficar ranqueado entre os mais baixados daquela categoria em que seu podcast se encaixa e também, entre os mais do iTunes na sua região.
"Golpe do @", o novo golpe descoberto com o dfndr security já tem mais de…
Empresa foi convidada a colaborar na construção do relatório “O impacto e futuro da Inteligência…
Conheça o novo golpe que se aproveita do maior evento esportivo do mundo
Modalidade de phishing se tornou a campeã de detecções em 2022, acumulando mais de 5…
Golpe do Auxílio, criminosos estão utilizando indevidamente o nome do programa e prometem transferência em…
Presente nas principais redes sociais, perfis do ‘Robô do PIX’ induzem pessoas a acessarem links…