O Instagram chegou aos poucos e, assim como outros aplicativos, caiu no gosto dos brasileiros. Inicialmente, a rede social funcionava apenas como uma vitrine para compartilhar fotos e vídeos com outros seguidores. Mas com o surgimento de concorrentes, o Instagram vêm implementando diferentes funções para cada vez mais atrair e reter pessoas e empresas.
Nos primeiros meses de 2018, uma nova funcionalidade chamou a atenção dos usuários e despertou o seguinte questionamento: o que significa ativo hoje no Instagram?
Leia mais: Como saber onde o Instagram está logado?
Ativo hoje é o nome popular para Status de atividade. Apesar de ser nova na rede social de fotos, a função já é conhecida pelos usuários do WhatsApp e Facebook Messenger como o “Visto pela última vez”. Quando ativada, ela mostra qual foi a última vez que uma pessoa usou o aplicativo, seja para visualizar o feed, fazer stories e publicações ou responder mensagens.
Porém, só é possível acompanhar o status de um seguidor caso você tenha trocado mensagens com ele por Direct (Mensagens diretas), mesmo que este não faça parte da sua lista de amigos.
A informação sobre a atividade pode aparecer de formas diferentes:
De acordo com a Política de Privacidade do Instagram, o usuário pode optar por não compartilhar seu status. Uma vez desativada, para garantir igualmente a privacidade de todos, nenhuma outra informação sobre atividade será compartilhada.
Ou seja, seus seguidores não veem quando você tá online mas você também não pode visualizar a última vez que eles estiveram ativos.
Vá até as Configurações do app localizado no seu perfil, toque em Status de atividade e desmarque a opção Mostrar Status.
Além do interesse em entender o que significa ativo hoje no Instagram e de desativar a função para fugir do controle dos amigos, alguns usuários buscam formas de burlar a Política de Privacidade do app para seguir visualizando a atividade dos seguidores mesmo com a função desativada. Emilio Simoni, Diretor do dfndr lab – laboratório especializado em segurança digital – explica que essa prática é muito comum, pois existem diversos apps, sites e extensões que prometem esses tipos de falsos benefícios.
“Consideramos como falsos benefícios porque eles oferecem supostas soluções que vão contra as Políticas de Segurança e Privacidade das redes sociais. As mais comuns detectadas pelos especialistas do dfndr lab, por exemplo, prometem mostrar quem te bloqueou no WhatsApp, deixou de te seguir no Instagram ou visualizou seu perfil no Facebook. Se os próprios desenvolvedores garantem que tais ações não são possíveis de serem realizadas dentro dos aplicativos, certamente algo que é oferecido por fora pode trazer sérios riscos para os usuários, como o roubo de dados pessoais, a invasão de perfis e infecção de celulares por meio de malwares. É preciso estar sempre atento e em casos de dúvida sobre novidades e funcionalidades o ideal é entrar em contato diretamente com o suporte da rede social ou app em questão”, conclui Simoni.
Para proteger seu celular contra apps e sites que oferecem falsos benefícios, a orientação do especialista em cibersegurança é de que você tenha sempre a proteção de um antivírus com a função antiphishing. O dfndr security, aplicativo de segurança para Android, possui a função Bloqueio de Hackers que alerta sempre que um link malicioso é acessado ou recebido no WhatsApp, Messenger, SMS e navegador. Toque aqui para instalar o aplicativo.
Leia também: Veja o passo a passo de como apagar mensagens no Instagram Direct
PUBLICIDADE
"Golpe do @", o novo golpe descoberto com o dfndr security já tem mais de…
Empresa foi convidada a colaborar na construção do relatório “O impacto e futuro da Inteligência…
Conheça o novo golpe que se aproveita do maior evento esportivo do mundo
Modalidade de phishing se tornou a campeã de detecções em 2022, acumulando mais de 5…
A tecnologia XDR é capaz de bloquear qualquer ameaça existente, pois faz um verdadeiro “raio…
Golpe do Auxílio, criminosos estão utilizando indevidamente o nome do programa e prometem transferência em…