Os stalkerwares parecem um aplicativo comum, como o de uma calculadora ou calendário. Mas, na verdade, são capazes de registrar tudo o que você digita em seu smartphone. Esses dados podem fornecer o acesso de toda a sua vida privada a uma outra pessoa. Estamos falando de aplicativos de espionagem, feitos para monitorar a vida de seus usuários.
Esses aplicativos normalmente se descrevem como ferramentas feitas para monitorar as atividades online de familiares, principalmente para que pais possam estar cientes do que os filhos acessam ou digitam. Na prática, eles se tornaram uma ferramenta capaz de facilitar o abuso digital, tanto é que a Apple e o Google começaram a reconhecer que esses apps são um problema recentemente.
Uma vez baixado e instalado (normalmente sem o consentimento do usuário), os ícones de um stalkerware podem ser disfarçados para que se assemelhem ao de outros aplicativos comuns. Na prática, esses softwares monitoram e documentam as atividades do smartphone, incluindo a digitação do usuário, pesquisas na web, mensagens de texto, redes sociais e e-mails.
Segundo a Coalition Against Stalkerware (uma organização sem fins lucrativos fundada por defensores da cibersegurança), o cenário de isolamento causado pela pandemia disparou o número de instalações desses aplicativos de espionagem.
Eles estão amplamente disponíveis na Play Store do Google e em menor grau na App Store da Apple, muitas vezes com nomes como “MobileTool”, “Flash Keylogger”, “Agent” e “Cerberus”.
Em muitos países, o stalkerware não é proibido por lei ou, em alguns casos, seu status legal é ambíguo. No entanto, o uso de tais programas com intenção criminosa pode ser ilegal. Em alguns países, um stalker pode ser responsabilizado por espionar um parceiro íntimo sem o seu consentimento.
No Brasil, a legislação tipifica o crime de perseguição como stalking. Essa prática prevê pena de reclusão de seis meses a dois anos e multa.
Os stalkerwares têm muitas funções, mas não são todos iguais. Algumas atividades típicas para as quais esses aplicativos são usados são:
Os stalkerwares podem ser usados por diferentes tipos de pessoas, como o parceiro ou parceira da vítima, amigo, colega, chefe ou algum membro da família. O stalking é muito presente em relacionamentos abusivos, principalmente após o término ou algum conflito entre o casal.
A motivação principal para usar esses aplicativos pode ser, por exemplo, ciúme, superproteção, microgerenciamento, controle e, como o nome sugere, perseguição. Os aplicativos são instalados por pessoas com acesso físico ao dispositivo da vítima. Isso também difere os stalkerwares dos malwares, como info stealers.
Alguns sinais de alerta podem ser suficientes para indicar a presença de um aplicativo de espionagem em seu dispositivo.
Uma das maneiras do stalkerware passar despercebido é rodar em segundo plano no sistema operacional, de forma que seja impossível ver o seu funcionamento. Porém, como qualquer aplicativo, seu uso constante demanda mais recursos da bateria para funcionar. O mesmo vale para o consumo da internet.
Novas solicitações para conceder acesso à câmera, microfone, localização e serviços de acessibilidade do Android (especialmente de aplicativos que não precisam dessas permissões para funcionar) são mais um sinal da presença de um stalkerware.
Se, de repente, você tiver uma nova página inicial do navegador, novos ícones na sua tela, um mecanismo de pesquisa padrão diferente ou outras alterações que não fez em seu smartphone, tenha certeza de que há alguma coisa errada.
Caso você desconfie que foi vítima de um aplicativo de espionagem, existem algumas práticas que podem te ajudar a remover manualmente o stalkerware do seu telefone.
Para isso, mantenha pressionado o botão liga/desliga do smartphone até ver as opções “desligar” e “reiniciar”. Pressione e segure a opção “desligar” e a opção “reiniciar no modo de segurança” aparecerá. Toque em “OK”.
Uma vez que o celular estiver reiniciado no modo de segurança, abra suas configurações e toque em “aplicativos” ou “aplicativos e notificações”. Procure por qualquer ícone ou nome que você não reconheça.
Assim que encontrar qualquer app suspeito, toque em “desinstalar” para removê-lo do seu dispositivo. Se você não tiver certeza, tente pesquisar o nome para ver se outras pessoas também tiveram problemas com ele.
Mantenha seus aplicativos e softwares sempre atualizados. A Apple e o Google emitem atualizações regularmente, que incluem correções de segurança capazes de remover stalkerwares. Verifique sempre se você está usando as versões mais recentes.
Outro detalhe que também tem que estar sempre atualizado é sua senha. Evite compartilhar seu código de desbloqueio com outras pessoas, por mais próximas que sejam. É sempre mais seguro alterar as senhas de contas e evitar a reutilização delas em sites.
Alguns aplicativos do tipo stalkerware também detectam antivírus e outros programas de segurança no dispositivo, exigindo que o usuário os remova ou desative. O aplicativo também pode avisar seus operadores de que a vítima instalou um antivírus ou está tentando removê-lo.
Esse é mais um motivo para você contar com uma solução de segurança, como o dfndr security, já que ela atrapalha o funcionamento dos stalkerwares e outros aplicativos maliciosos em seu smartphone.
Gostou do post? Já que está aqui, aproveite para ler mais um conteúdo e aprender a baixar aplicativos com mais segurança!
"Golpe do @", o novo golpe descoberto com o dfndr security já tem mais de…
Empresa foi convidada a colaborar na construção do relatório “O impacto e futuro da Inteligência…
Conheça o novo golpe que se aproveita do maior evento esportivo do mundo
Modalidade de phishing se tornou a campeã de detecções em 2022, acumulando mais de 5…
A tecnologia XDR é capaz de bloquear qualquer ameaça existente, pois faz um verdadeiro “raio…
Golpe do Auxílio, criminosos estão utilizando indevidamente o nome do programa e prometem transferência em…