Desde os primórdios da internet nos celulares, os planos de dados móveis aparecem com os protagonistas dos nossos smartphones. É ele que nos permite conectar aonde quer que estejamos. Se no início as tarifas eram elevadas, a velocidade questionável e o volume de mega dados baixo, agora você disfruta da rapidez do 4G, por um preço ~razoável~ e uns quantos gigabytes de dados. Mas para quanto dá 1GB de dados?
Sabendo o que é possível fazer com essa quantidade de dados, fica mais fácil escolher o plano móvel ideal para contratar. Para umas pessoas, uns poucos mega de dados são suficientes, enquanto para outras giga e mais giga. Para todas as ações listadas abaixo vale tanto enviar como receber dados, a operadora desconta do seu plano nos dois casos, nos dois sentidos do tráfego online.
Começamos com os serviços que você mais gosta. Whatsapp, Telegram e Hangouts. Mensagens de texto têm peso entre 1KB e 2KB. Para esgotar 1GB de dados, você tem direito a trafegar entre meio milhão e um milhão de mensagens de texto nesses aplicativos.
Para guardar ou descarregar imagens da nuvem, você normalmente escolhe as de melhor qualidade, mesmo que imprimir esteja definitivamente fora de moda. Seja qual sentido, download ou upload, vamos considerar fotos com qualidade mínima de 500KB. Neste caso, você tem dados para trafegar 2 mil fotos. Mas se assim como eu, você tem fotos de cerca de 2MB cada, então são somente 500. Parece pouco, né?
Para compartilhar imagem com os amigos no Facebook, Twitter ou Whatsapp é normal que a foto seja comprimida. Sim, as empresas e os apps te ajudam a economizar dados para chegar até o fim do mês utilizando seus serviços. As fotos são reduzidas, mas mantém certa qualidade para visualização na tela do smartphone. O peso normal destas imagens está entre 50 e 100KB. Sendo assim, você tem o direito a trafegar entre 10 mil e 20 mil imagens com 1GB de dados.
Você precisa mais do que espaço no Android para usar apps. O tráfego de dados é importante nessa hora. Mesmo que para baixar ou atualizar apps você priorize uma conexão wi-fi, caso queira ou precise realizar a ação com o seu plano de dados, para aplicativos médios, entre 20MB e 50MB, sua cota fica entre 20 e 50 apps com 1GB de dados.
Quer ouvir música em qualidade média? O Spotify consome em média 96 kilobits por segundo. Assim, acabar com 1GB de dados é o mesmo que escutar 1.400 minutos de música seguidos, ou 23h de reprodução. Para batidas de alta qualidade, os Kilobits aumentam para entre 160Kbs e 320 Kbs, ou 14h e 7h de festa nos seus ouvidos.
Chamadas telefônicas via internet ou apps de chats consomem o mesmo que música de baixa qualidade no Spotify. Qualquer similaridade com a qualidade das conversas que você mantém com seus amigos via voz no Whatsapp é mera coincidência. Para acabar com 1GB de dados você precisa de uma ligação de 1.400 minutos ou 23h. Por curiosidade, são 750KB por minutos.
Achou 23h muita coisa? Então você pode fazer uma chamada de vídeo. As vídeo-chamadas consomem cerca de 3.750KB por minuto. E acabam com 1GB de dados em 4h e meia. Mas se você quiser ver o interlocutor em alta qualidade, terá somente 1h e meia de conversa.
O vilão do seu plano de dados é a sua diversão favorita e não depende de interlocução com ninguém. Assistir a vídeos no Youtube pode consumir por um minuto de 5-6MB, 9MB até 15MB, dependendo da qualidade do vídeo. Nesses casos, respectivamente, 480p, 720p HD e Full HD. 1GB de dados pode representar então, 3h, 2h ou 68 minutos de conteúdo audiovisual.
"Golpe do @", o novo golpe descoberto com o dfndr security já tem mais de…
Empresa foi convidada a colaborar na construção do relatório “O impacto e futuro da Inteligência…
Conheça o novo golpe que se aproveita do maior evento esportivo do mundo
Modalidade de phishing se tornou a campeã de detecções em 2022, acumulando mais de 5…
Golpe do Auxílio, criminosos estão utilizando indevidamente o nome do programa e prometem transferência em…
Presente nas principais redes sociais, perfis do ‘Robô do PIX’ induzem pessoas a acessarem links…