Categorias: Cibersegurança

O que é Pentest? Conheça o teste capaz de combater ataques cibernéticos

Você sempre quis saber o que é Pentest? Pentest é a abreviação de “Penetration Test”, também conhecido no Brasil como Teste de Invasão ou Teste de Intrusão. Esse teste simula um ataque hacker, que é capaz de identificar potenciais vulnerabilidades na infraestrutura de sistemas, servidores ou  sites de uma empresa. A análise mostra quais falhas de segurança poderiam permitir a invasão e o roubo de informações corporativas, e indica as melhores formas de corrigi-las.

Marco DeMello, CEO e cofundador PSafe, explica a importância do Teste de Invasão para as empresas: “É essencial que as empresas realizem o Teste de Invasão para terem visibilidade sobre as brechas de segurança de suas infraestruturas, sistemas e sites, e assim possam tomar as medidas necessárias para prevenir danos. Existe uma lista extensa de ataques cibernéticos que são favorecidos por sistemas vulneráveis e podem atingir as empresas em seus pontos mais sensíveis: seus dados corporativos e reputação, além do risco de prejuízo financeiro”.

 

Como fazer um Pentest?

Agora que você já sabe o que é um Pentest, saiba que existem três formas de realizar um Pentest e cabe às empresas decidirem qual lhe parece mais adequada, pois apesar de todos realizarem a simulação de uma invasão aos sistemas, existem diferenças entre eles que podem influenciar nos resultados. Veja quais são:

  • Caixa Branca (White Box)

Esta é considerada a forma mais completa, pois simula um ataque partindo de alguém de dentro da empresa (insider). Neste processo o profissional tem acesso a todo o código fonte da aplicação, todas as portas, às configurações dos dispositivos da rede e às configurações de acesso. Tendo em mãos todas as informações da empresa, o profissional que realiza o teste, “pentester”, pode avaliar toda a infraestrutura dos sistemas, servidores e sites da empresa, identificando os pontos que oferecem riscos. 

  • Caixa Preta (Black Box)

Esta seria a mais rotineira das três formas. Isso porque o profissional de segurança que vai avaliar a infraestrutura, simula exatamente um ataque hacker externo, em que o invasor não tem acesso às configurações de segurança da empresa.  Todo o processo é realizado às cegas, sendo assim, o mais próximo de um ataque externo real, desprovido de informações, o profissional simula a invasão de maneira similar a de um cibercriminoso.

  • Caixa Cinza (Gray Box)

Esta seria uma mistura das duas outras formas do Teste de Invasão. Para realizar a simulação, o profissional terá algumas informações da empresa e acesso liberado à rede, porém, não terá como fazer um ataque totalmente direcionado em todas as seções dos sistemas. O teste da “Caixa Cinza” exige mais tempo e recursos para que o “atacante” identifique as possíveis falhas.

 

Ataques cibernéticos e os prejuízos para as empresas

Como dito anteriormente, o Teste de Invasão (Pentest) é uma prática essencial para a cibersegurança das empresas, no entanto seu alto custo não o torna inacessível para a maioria das pequenas e médias empresas do país. No Brasil, o Teste de Invasão custa em média R$22 mil reais, por domínio analisado, o que torna ainda mais distante a realização constante da análise para PMEs. “De nada adianta um teste tão importante só poder ser realizado uma ou duas vezes ao ano pelas empresas, devido ao seu alto valor. Esse intervalo, entre um teste e outro, é um tempo precioso que os cibercriminosos podem usar para identificar vulnerabilidades e as explorarem incansavelmente. Uma invasão hacker, quando bem-sucedida, pode gerar prejuízos incalculáveis às empresas e que podem levar muitas delas inclusive à falência’, alerta DeMello.

O CEO destaca ainda os riscos que as empresas correm quando vítimas de um ataque hacker: “Através de uma invasão à infraestrutura, um cibercriminoso pode acessar os servidores, informações de e-mail e senhas de colaboradores, além de conteúdos confidenciais da empresa. Com o comprometimento da segurança dos dispositivos conectados à uma mesma rede, o criminoso poderia até mesmo interromper o acesso dos colaboradores à internet e modificar o site corporativo para incluir uma página falsa, desta forma podendo recolher dados sigilosos de seus clientes”, pontua.

Um Teste de Invasão acessível para sua empresa

Atenta a necessidade de segurança das empresas brasileiras, a PSafe lança o “Teste de Invasão na Infraestrutura”, uma ferramenta do dfndr enterprisesolução contra vazamentos de dados corporativos – que utiliza Inteligência Artificial para mapear todos os serviços ativos e acessíveis via web e identificar vulnerabilidades na infraestrutura dos sites corporativos. A solução permite uma checagem gratuita de seu domínio empresarial, e na versão premium indica de forma detalhada a gravidade de todas as vulnerabilidades identificadas e como solucioná-las.

“Este é o primeiro Teste de Invasão desenvolvido nacionalmente, usando tecnologia 100% brasileira. Ele foi criado a partir da necessidade de oferecer um serviço com o melhor custo-benefício para as pequenas e médias empresas que não têm condições de arcar financeiramente com avaliações periódicas de seus sistemas.”, afirma o CEO.

Outro diferencial do Teste de Invasão na Infraestrutura é sua rapidez e acurácia: enquanto a simulação de invasão de sistemas feita de forma totalmente manual é um processo demorado, com o uso de Inteligência Artificial o tempo de detecção de vulnerabilidades é infinitamente menor. O teste também possui baixíssimo nível de falsos positivos, ou seja, com ele é possível detectar mais rápido e errar menos, o que favorece para resultados mais confiáveis.

O Teste de Invasão na Infraestruturas oferece dois tipos de checagens: análise gratuita, disponível para todas as empresas e que faz uma varredura limitada dos sistemas empresariais, e uma análise premium, disponível para assinantes do dfndr enterprise, em que a infraestrutura digital é analisada em detalhes. O serviço premium dá direito a duas varreduras automáticas semanalmente, de seus domínios e subdomínios. 

Para verificar gratuitamente se seu site apresenta vulnerabilidades, realize agora o Teste de Invasão clicando aqui.

Você também pode conhecer o dfndr enterprise gratuitamente por 15 dias. Se preferir, entre em contato conosco pelo formulário abaixo para tirar suas dúvidas, ou entender melhor como a nossa proteção pode se adequar às necessidades de sua empresa.

    Paula Biancamano

    Analista de Marketing na PSafe/CyberLabs. Formada em Publicidade e Propaganda, tem experiência em copywriting, produção de conteúdo e UX writing. Com o apoio dos especialistas do dfndr lab, escreve sobre cibersegurança e tecnologia.

    Posts Recentes

    Novo golpe descoberto com o dfndr security já tem mais de 2 milhões em bloqueios

    "Golpe do @", o novo golpe descoberto com o dfndr security já tem mais de…

    1 ano atrás

    Futuro da Inteligência Artificial: CyberLabs participa de relatório do Google sobre futuro da inteligência artificial

    Empresa foi convidada a colaborar na construção do relatório “O impacto e futuro da Inteligência…

    1 ano atrás

    Golpes da Copa: mais de 120 mil detecções em Novembro, aponta dfndr security

    Conheça o novo golpe que se aproveita do maior evento esportivo do mundo

    1 ano atrás

    Golpes financeiros: mais de mil tentativas por hora, neste ano

    Modalidade de phishing se tornou a campeã de detecções em 2022, acumulando mais de 5…

    2 anos atrás

    ‘Golpe do Auxílio Brasil’: mais de 140 mil tentativas em uma semana

    Golpe do Auxílio, criminosos estão utilizando indevidamente o nome do programa e prometem transferência em…

    2 anos atrás

    Robô do PIX: perfis golpistas ‘dando dinheiro’ têm mais de 600 mil seguidores, aponta PSafe

    Presente nas principais redes sociais, perfis do ‘Robô do PIX’ induzem pessoas a acessarem links…

    2 anos atrás