Categorias: Mercado

O que é criptografia?

Você já deve ter ouvido falar ou lido em algum lugar sobre “criptografia de dados”, mas você sabe o que é criptografia? Este método de proteção da privacidade é considerado um dos mais confiáveis por instituições bancárias e outras grandes empresas, e tem sido utilizado até mesmo em comunicadores instantâneos, como o WhatsApp e o Messenger. Entenda agora como funciona a criptografia e como ela atua na proteção de seus dados pessoais.

Leia mais: O que é armazenamento em nuvem?

O que é criptografia e como ela funciona?
Criptografia de dados é um sistema de algoritmos matemáticos criado para cifrar a escrita e proteger dados digitais, de forma que só o remetente e o destinatário de um conteúdo possam decifrá-lo. A criptografia têm como base a codificação dos dados, tornando as mensagens ininteligíveis para aqueles que não têm acesso às convenções combinadas.

O Diretor do dfndr lab, laboratório de segurança digital, Emilio Simoni, explica que existem diferentes tipos de criptografia: “os mais utilizados atualmente são a criptografia simétrica, que utiliza a mesma chave para codificar, e a criptografia assimétrica, que utiliza uma chave para codificar e uma diferente para decodificar. Ambos asseguram a comunicação e armazenagem de dados”.

Exemplos de criptografia aplicados no cotidiano
Quando você acessa o Facebook ou o Google, todas as transmissões de páginas são criptografadas, porque estas páginas usam o protocolo “HTTPS”. Esta mesma segurança é aplicada quando você acessa seu banco online, para garantir a privacidade de seus dados e a segurança de seu dinheiro. Você também está protegido quando acessa seu WhatsApp ou Facebook Messenger, que criptografam as mensagens enviadas de ponta a ponta, ou seja, garantindo sigilo da mensagem do destinatário até o remetente.

Simoni alerta que até mesmo seu aparelho celular, seja ele um Android ou iPhone, é criptografado: “Neste caso, a criptografia é usada para que pessoas mal intencionadas não façam cópias ilegais do seu aparelho, evitando a pirataria”. A criptografia antipirataria também está presente em outros itens do dia a dia, como por exemplo os Blu-Rays e DVDs.

Leia também: Entenda o que é criptomoeda e saiba como usar

Como posso usar criptografia de dados nos meus arquivos?
Toda vez que você quiser manter uma informação em sigilo, lembre-se que a criptografia de dados é sua aliada. Simoni explica que existem aplicativos disponíveis para manter fotos, vídeos e documentos protegidos contra intrusos. O dfndr vault, aplicativo de privacidade para Android e iOS, funciona como um cofre onde você pode guardar arquivos de forma criptografada e com acesso protegido por senha. Dessa forma, elas ficam escondidos em um local em que apenas o dono do celular tem acesso. Toque aqui para instalar gratuitamente.

PUBLICIDADE

Thaisy Pecsen

Repórter do dfndr blog. Conta com a parceria dos especialistas do dfndr lab para trazer em primeira mão notícias sobre ataques, golpes, vulnerabilidades na internet, vírus e suas variações.

Posts Recentes

Novo golpe descoberto com o dfndr security já tem mais de 2 milhões em bloqueios

"Golpe do @", o novo golpe descoberto com o dfndr security já tem mais de…

1 ano atrás

Futuro da Inteligência Artificial: CyberLabs participa de relatório do Google sobre futuro da inteligência artificial

Empresa foi convidada a colaborar na construção do relatório “O impacto e futuro da Inteligência…

1 ano atrás

Golpes da Copa: mais de 120 mil detecções em Novembro, aponta dfndr security

Conheça o novo golpe que se aproveita do maior evento esportivo do mundo

1 ano atrás

Golpes financeiros: mais de mil tentativas por hora, neste ano

Modalidade de phishing se tornou a campeã de detecções em 2022, acumulando mais de 5…

2 anos atrás

‘Golpe do Auxílio Brasil’: mais de 140 mil tentativas em uma semana

Golpe do Auxílio, criminosos estão utilizando indevidamente o nome do programa e prometem transferência em…

2 anos atrás

Robô do PIX: perfis golpistas ‘dando dinheiro’ têm mais de 600 mil seguidores, aponta PSafe

Presente nas principais redes sociais, perfis do ‘Robô do PIX’ induzem pessoas a acessarem links…

2 anos atrás