Se você usa seu celular e a internet com frequência, provavelmente já ouviu falar sobre o armazenamento na nuvem.
E aí bate aquelas dúvidas, como: o que é e para que serve armazenamento em nuvem? É seguro usar? Quais são as vantagens? Como funciona a nuvem no celular?
Mas fique tranquilo, porque a gente explica tudo o que você precisa saber sobre este serviço!
A “nuvem” nada mais é do que um espaço de armazenamento de arquivos na internet, onde você pode criar uma pasta para salvar suas fotos, vídeos e documentos de forma online.
Ou seja, esses arquivos não ficam armazenados em um dispositivo fixo, permitindo que você os acesse quando e de onde quiser. Tudo que você guardar na nuvem poderá ser acessado pelo celular ou computador, desde que você esteja conectado à internet.
Segundo Frank Souza, especialista em privacidade do dfndr lab, laboratório de segurança digital, disponibilidade e segurança são as maiores vantagens do serviço de armazenamento em nuvem.
“Diferente dos dispositivos físicos, que podem sofrer avarias ou até serem roubados, a nuvem garante maior proteção aos arquivos dos usuários, já que eles eles ficam armazenados em um espaço na própria internet”, explica Souza.
A disponibilidade torna-se outro ponto positivo, pois é bastante comum que as pessoas precisem acessar seus arquivos de outros dispositivos, como visualizar no computador aquelas fotos tiradas no celular.
E com o armazenamento na nuvem, isso é possível e bem simples. Além disso, ao salvar suas fotos, vídeos e documentos na nuvem, você evita ocupar espaço na memória do seu celular, deixando seu dispositivo mais leve.
Existem diversas ferramentas de armazenamento e sincronização de arquivos em nuvem. Conheça três delas:
Todos os usuários da conta Google tem direito a 15 GB de armazenamento online gratuito. Você pode salvar fotos, gravações, vídeos, documentos, entre outros tipos de arquivos.
O Dropbox é um dos serviços de armazenamento em nuvem mais populares. Com ele, você ganha 2 GB de espaço gratuito para salvar seus arquivos, sendo possível, ainda, sincronizar arquivos entre diferentes dispositivos.
Usuários com conta na Microsoft podem usufruir de 5 GB de espaço gratuito para armazenar seus arquivos na nuvem. Para isto, basta logar com seu e-mail do Outlook ou Hotmail.
De acordo com Souza, o serviço de armazenamento na nuvem é, geralmente, seguro. Contudo, existem algumas situações que podem colocar o usuário em risco. “O provedor de serviços de armazenamento na nuvem pode sofrer falhas de segurança e os hackers se aproveitam dessas brechas para conseguir o acesso às contas, hackeando as senhas das vítimas”, completa Souza.
As ferramentas comuns de armazenamento em nuvem também não oferecem criptografia aos seus dados.
Sendo assim, se uma pessoa mal-intencionada hackear ou descobrir a sua senha, ela poderá acessar seus arquivos sem grandes dificuldades, podendo, posteriormente, vazar os conteúdos na internet ou até usá-los para fazer chantagens e extorquir dinheiro. Por isso, Souza recomenda que os usuários ativem recursos extras de segurança.
Leia mais: Enviar fotos íntimas é crime?
Os especialistas de segurança do dfndr lab dão quatro dicas para que você garanta maior proteção aos seus arquivos armazenados na nuvem:
Além da Pasta secreta na nuvem, você ainda conta com outros recursos para proteger arquivos e dados pessoais no dfndr vault.
PUBLICIDADE
"Golpe do @", o novo golpe descoberto com o dfndr security já tem mais de…
Empresa foi convidada a colaborar na construção do relatório “O impacto e futuro da Inteligência…
Conheça o novo golpe que se aproveita do maior evento esportivo do mundo
Modalidade de phishing se tornou a campeã de detecções em 2022, acumulando mais de 5…
Golpe do Auxílio, criminosos estão utilizando indevidamente o nome do programa e prometem transferência em…
Presente nas principais redes sociais, perfis do ‘Robô do PIX’ induzem pessoas a acessarem links…