Mais um golpe está circulando pelo WhatsApp. Desta vez, os criminosos oferecem um crédito falso de R$ 50 para o celular. Em apenas um dia, o dfndr security – único aplicativo de segurança com proteção em tempo real contra ataques no WhatsApp, Facebook e SMS – realizou 1, 7 milhão de bloqueios da falsa promoção e o número não para de subir.
A isca é compartilhada por link, através do WhatsApp, e oferece R$ 50 de crédito. Para ganhar o bônus, no entanto, a vítima deve compartilhar o link com seus amigos e grupos no aplicativo, o que contribui para espalhar o golpe mais rapidamente.
E tem mais um armadilha para enganar a vítima: a página do link conta com comentários falsos de pessoas elogiando e recomendando a oferta.
Emilio Simoni, Diretor do dfndr lab – laboratório especializado em segurança digital -, explica que o primeiro passo é solicitar à operadora o cancelamento de qualquer serviço de SMS pago que o criminoso induziu a vítima a se cadastrar. Além disso, é preciso rodar um antivírus no celular para identificar se há qualquer ameaça instalada depois do acesso ao link.
Para ficar protegido contra golpes como esse, é fundamental manter um antivírus no celular e que, preferencialmente, contenha uma ferramenta de anti-phishing, como o dfndr security, que bloqueia links maliciosos dentro de aplicativos de mensagem e de navegadores de internet. Para instalar, é só tocar aqui.
Em caso de dúvida, basta selecionar o link e colar no espaço de Análise de Links, do site dfndr lab, para saber se um link é falso ou contém vírus.
"Golpe do @", o novo golpe descoberto com o dfndr security já tem mais de…
Empresa foi convidada a colaborar na construção do relatório “O impacto e futuro da Inteligência…
Conheça o novo golpe que se aproveita do maior evento esportivo do mundo
Modalidade de phishing se tornou a campeã de detecções em 2022, acumulando mais de 5…
Golpe do Auxílio, criminosos estão utilizando indevidamente o nome do programa e prometem transferência em…
Presente nas principais redes sociais, perfis do ‘Robô do PIX’ induzem pessoas a acessarem links…