Se um dia, checando seus e-mails, você receber qualquer mensagem com uma promessa de acesso gratuito à Netflix, desconfie. Esse é o novo golpe que cibercriminosos têm usado para driblar a segurança e infectar computadores e celulares para roubar dados de usuários brasileiros — especialmente dos que não desconfiam que podem estar na mira de um golpe digital.
Leia mais: Como assistir à Netflix sem wi-fi e gastando poucos dados 4G
A tática de prometer vantagens usando o nome de um serviço ou produto popular é antiga, mas eficaz. Muita gente acha que está diante de uma oferta imperdível e clica em e-mails e banners suspeitos sem saber que vai cair numa armadilha.
Com isso, dados e informações pessoais de milhares de pessoas vão parar nas mãos de hackers, que podem usá-los da maneira que quiserem.
Para evitar esse tipo de transtorno, é importante ver a origem do e-mail (tem o domínio correto da empresa que se apresenta no texto?), notar se há inconsistências (erros de português, design pobre) e confirmar, de preferência numa fonte externa (ex.: redes sociais ou a página pública da empresa) se aquela oferta existe de verdade.
Quem quiser garantir a segurança e a privacidade dos seus dados pessoais e financeiros, porém, precisa ir além, protegendo o PC e o celular com um antivírus eficaz e atualizado.
De qualquer modo, evite clicar em links de ofertas mirabolantes e lembre-se do ditado: quando a esmola é demais, até o santo desconfia. Às vezes, uma simples busca mostra que a própria empresa já lançou um comunicado alertando seus usuários. Fique esperto!
"Golpe do @", o novo golpe descoberto com o dfndr security já tem mais de…
Empresa foi convidada a colaborar na construção do relatório “O impacto e futuro da Inteligência…
Conheça o novo golpe que se aproveita do maior evento esportivo do mundo
Modalidade de phishing se tornou a campeã de detecções em 2022, acumulando mais de 5…
Golpe do Auxílio, criminosos estão utilizando indevidamente o nome do programa e prometem transferência em…
Presente nas principais redes sociais, perfis do ‘Robô do PIX’ induzem pessoas a acessarem links…