Categorias: Cibersegurança

Aprenda como navegar pela internet sem deixar rastros

Em tempos de espionagem digital manter a privacidade é bastante complicado. Mas saiba que sim, é possível manter longe de olhos curiosos os seus dados de navegação resguardando a sua individualidade.

A navegação privada é o nome que se dá a opção que permite que realize qualquer atividade na internet sem que fiquem salvos suas senhas, cookies dos sites visitados, endereços e etc. Esta opção, presente na maioria dos navegadores que faz com que o próprio programa exclua seus rastros garantindo, portanto, sua privacidade.

Para acessar e acionar esta opção em seu navegador é preciso seguir alguns passos:

 

Navegar sem rastros no Internet Explorer

Chamada de Navegação InPrivate no IE, é possível acessar a opção através do atalho no teclado “Ctrl+Shift+P”, com a janela de seu navegador já aberta. Caso prefira acione manualmente;

 

Passo 1 – Clique no ícone “ferramentas” localizado no canto superior direito do seu navegador, representado por uma roda denteada;

Passo 2 – Vá ate a opção segurança e clique em ‘Navegação InPrivate’;

 

Certifique-se que a opção está ativa antes de iniciar a navegação, observando o ícone ‘InPrivate’ esta aparecendo dentro da barra de endereços.

 

Navegar sem rastros no Google Chrome

1º Passo – Vá até a opção ‘personalização e controle’ localizada no canto superior direito do navegador;

2º Passo– Clique em ‘Nova Janela Anônima’;

A navegação privada no Gogle Chrome também pode ser acessada pelo atalho “Ctrl+Shift+P”, na janela do navegador. Para se certificar, observe se aparece um ícone com uma espécie de disfarce no canto esquerdo da janela.

 

 

Mozilla Firefox

Passo 1 – Vá até ferramentas, localizada no topo da janela, e selecione a opção “Iniciar navegação privativa”. O Firefox abre uma janela em paralelo a que estava sendo usada, sobrepondo-se a ela. Também é possível executar através d atalho “Ctrl+Shift+P”.

Caso seu navegador Mozilla Firefox não apresente o botão ‘ferramentas’ no local que indicamos é possível acionar a navegação de modo um pouco mais rápido. Clique no nome do navegador que esta do lado esquerdo da janela, na sequencia clique em “Iniciar navegação privativa”.

Passo 2 –  O status de navegação privativa aparece no topo da janela.

Agora se você ainda não ficou seguro com a navegação privada, existem outras ferramentas que agem de forma diferente. A ferramenta “Tor” utiliza um endereçamento falso que despista os registros, apaga informações e desabilita o rastreamento do IP da sua máquina.

Um dos aplicativos para a ferramenta de segurança máxima somente funciona com o Mozilla Firefox. Portanto, é importante que você tenha a versão atualizada do navegador. Abaixo um passo a passo para utilização do Tor.

Passo 1 – Faça a instalação completa do “Vidallia” que é o nome da interface do Tor

Passo 2 – Antes do início da navegação, execute a ferramenta que ficará com um ícone na cor verde quando estiver pronta para o uso.

Passo 3 – Clique na parte vazia da barra superior do Firefox e escolha a opção “Personalizar” e arraste o ícone da ferramenta para lá.

 

 

Redação PSafe

O dfndr blog é um canal de caráter informativo que apresenta conteúdos exclusivos sobre segurança e privacidade no mundo mobile e empresarial, com dicas para manter a população protegida. Formado por uma equipe de repórteres especializados, o canal conta com a parceria dos especialistas em segurança do dfndr lab para trazer, em primeira mão, notícias sobre ataques, golpes, vulnerabilidades na internet, malwares e suas variações.

Posts Recentes

Novo golpe descoberto com o dfndr security já tem mais de 2 milhões em bloqueios

"Golpe do @", o novo golpe descoberto com o dfndr security já tem mais de…

1 ano atrás

Futuro da Inteligência Artificial: CyberLabs participa de relatório do Google sobre futuro da inteligência artificial

Empresa foi convidada a colaborar na construção do relatório “O impacto e futuro da Inteligência…

1 ano atrás

Golpes da Copa: mais de 120 mil detecções em Novembro, aponta dfndr security

Conheça o novo golpe que se aproveita do maior evento esportivo do mundo

1 ano atrás

Golpes financeiros: mais de mil tentativas por hora, neste ano

Modalidade de phishing se tornou a campeã de detecções em 2022, acumulando mais de 5…

2 anos atrás

‘Golpe do Auxílio Brasil’: mais de 140 mil tentativas em uma semana

Golpe do Auxílio, criminosos estão utilizando indevidamente o nome do programa e prometem transferência em…

2 anos atrás

Robô do PIX: perfis golpistas ‘dando dinheiro’ têm mais de 600 mil seguidores, aponta PSafe

Presente nas principais redes sociais, perfis do ‘Robô do PIX’ induzem pessoas a acessarem links…

2 anos atrás