A Nasa anunciou no dia 1º de julho o sucesso do lançamento de um satélite dedicado a estudar os níveis de poluição atmosférica. Esta é a segunda vez que a Agência Espacial Americana envia para o espaço um satélite para monitorar os índices de gás carbônico (CO2) ao redor da Terra. Em fevereiro de 2009, o primeiro satélite enviado foi destruído.
A missão do satélite OCO-2 vai durar dois anos e servirá para identificar as fontes e os locais de armazenamento de CO2, o principal gás de efeito estufa produzido pelos seres humanos, responsáveis diretos pelo aquecimento global.
Outro ponto importante da missão será delimitar os modelos complexos do clima, indicando pontos fixos de dados sólidos e reduzindo o número de variáveis livres.
Em sua mecânica, o satélite possui um design comum de uma aeronave, mas é única por sua incrível sensibilidade. Espectrômetros medirão a absorção de luz pelo CO2 na atmosfera para rastrear os níveis de carbono. Até neste ponto nada de especial. O que o projeto tem de revolucionário são os dados. Com o envio das informações colhidas diariamente, o satélite vai criar um panorama geral do estágio atual dos níveis de poluição do planeta.
O objetivo do OCO-2 é conseguir uma visão mais completa e mais global das emissões humanas e naturais de CO2 assim como dos poços de carbono, oceanos e bosques, que absorvem e capturam este gás. “O dióxido de carbono na atmosfera tem um papel essencial no equilíbrio energético do planeta, sendo um fator determinante para entender as mudanças do clima”, explica Michael Freilich, diretor da divisão de ciências da Terra da Nasa.
"Golpe do @", o novo golpe descoberto com o dfndr security já tem mais de…
Empresa foi convidada a colaborar na construção do relatório “O impacto e futuro da Inteligência…
Conheça o novo golpe que se aproveita do maior evento esportivo do mundo
Modalidade de phishing se tornou a campeã de detecções em 2022, acumulando mais de 5…
Golpe do Auxílio, criminosos estão utilizando indevidamente o nome do programa e prometem transferência em…
Presente nas principais redes sociais, perfis do ‘Robô do PIX’ induzem pessoas a acessarem links…