Drones – MIT testa nova forma de recargar suas baterias

 

Um dos maiores problemas enfrentados no uso de drones é o seu alcance limitado. A dificuldade se resume ao peso. As baterias são relativamente pesadas e, se o usuário quiser fazer voos demorados e mais úteis, é preciso recarregá-las em locais específicos, o que demanda tempo.

O departamento de Ciência da Computação e Laboratório de Inteligência Artificial (CSAIL, na sigla em inglês) do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, decidiu olhar a questão por um lado diferente.

A ideia é permitir que os drones sejam recarregados durante o voo, por meio de linhas de energia. Segundo a empresa, o sonho não é impossível, apesar de alguns desenvolvedores acharem que é, uma vez que é preciso configurar inúmeras estações de base para fazer a recarga.

O projeto do novo drone tem um sistema de motor planador. Ele possui sensores específicos para a captação de linhas de energia. Quando chega perto de uma dessas linhas, ele pousa naturalmente, mesmo que esteja ventando. 

O sistema de pouso é baseado na técnica das aves. O drone abre suas asas e altera o ângulo do seu corpo, a fim de alcançar uma trajetória e fazer um pouso preciso em direção ao cabo. O planador empurra o nariz do drone para cima, o que causa perda de velocidade. O que o sistema ainda não mostra é como o pequeno avião continuará o voo após a recarga na linha, mas a empresa garante que trabalha neste sentido e que novidades virão em breve. 

O MIT acredita que o uso de linhas de energia é uma solução inteligente para o problema, porque elas são abundantes em áreas urbanas. O instituto também vê como vantagem a segurança de permitir que um drone possa recarregar sem aterrissar onde estariam expostos a danos ou roubo. 

Redação PSafe

O dfndr blog é um canal de caráter informativo que apresenta conteúdos exclusivos sobre segurança e privacidade no mundo mobile e empresarial, com dicas para manter a população protegida. Formado por uma equipe de repórteres especializados, o canal conta com a parceria dos especialistas em segurança do dfndr lab para trazer, em primeira mão, notícias sobre ataques, golpes, vulnerabilidades na internet, malwares e suas variações.

Posts Recentes

Novo golpe descoberto com o dfndr security já tem mais de 2 milhões em bloqueios

"Golpe do @", o novo golpe descoberto com o dfndr security já tem mais de…

1 ano atrás

Futuro da Inteligência Artificial: CyberLabs participa de relatório do Google sobre futuro da inteligência artificial

Empresa foi convidada a colaborar na construção do relatório “O impacto e futuro da Inteligência…

1 ano atrás

Golpes da Copa: mais de 120 mil detecções em Novembro, aponta dfndr security

Conheça o novo golpe que se aproveita do maior evento esportivo do mundo

1 ano atrás

Golpes financeiros: mais de mil tentativas por hora, neste ano

Modalidade de phishing se tornou a campeã de detecções em 2022, acumulando mais de 5…

2 anos atrás

‘Golpe do Auxílio Brasil’: mais de 140 mil tentativas em uma semana

Golpe do Auxílio, criminosos estão utilizando indevidamente o nome do programa e prometem transferência em…

2 anos atrás

Robô do PIX: perfis golpistas ‘dando dinheiro’ têm mais de 600 mil seguidores, aponta PSafe

Presente nas principais redes sociais, perfis do ‘Robô do PIX’ induzem pessoas a acessarem links…

2 anos atrás