Categorias: Cibersegurança

Jogos online: como proteger sua conta com ajuda da PSafe

Não é novidade que milhões de pessoas ao redor do planeta se divertem em jogos online. O crescente aumento da base de usuários e um mercado que gera bilhões de dólares por ano faz com que hackers olhem cada vez mais para este segmento como um ambiente fácil para crimes virtuais.

Listamos abaixo as ameaças mais comuns e relembramos alguns casos envolvendo os games online. Saiba como se manter seguro nas várias horas de jogatina.

Ameaças:

– Lobo em pele de cordeiro: um dos grandes atrativos dos jogos online é a comunidade que eles criam. Fazer amizades com pessoas de diferentes partes do mundo pode parecer muito bom – em alguns casos rola até casamentos na vida real -, mas é na confiança em excesso que mora o perigo.

É preciso ter em mente que por trás daquele personagem simpático e prestativo do game pode ter uma pessoa mal intencionada disposta a dar o bote no primeiro sinal de desatenção. Esse tipo de player age sorrateiramente. Vai construindo a relação ao longo de meses – até anos, se for preciso. E quando menos se espera vem uma pergunta no chat: "me empresta sua conta para fazer algo?" ou "me empresta tal item?".

Nunca forneça seus dados de cadastro ou empreste itens valiosos a alguém – nem mesmo aquele 'amigo' de longa data que você conheceu dentro do jogo. Lembre-se que suas informações bancárias podem estar vinculadas à sua conta e os itens, se não valem dinheiro real, custaram, no mínimo, algumas horas da sua vida.

– Sites falsos: outro problema bastante comum são os sites falsos. Ao clicar em um link, ele te redireciona para uma página idêntica ao site do seu game preferido, e ao colocar seus dados de acesso você os envia diretamente para o servidor do hacker.

Para não cair neste golpe, basta evitar clicar em links desconhecidos e instalar o PSafe Internet. O browser possui um sistema antiphishing que bloqueia automaticamente sites maliciosos.

– Vírus: os vírus também são uma ameaça para quem joga games online. Spywares como os Keyloggers gravam tudo o que é digitado no computador com o objetivo de capturar senhas e dados bancários. Baixe o PSafe Total e mantenha o seu computador livre deste tipo de ameaça.

Dicas de proteção para quem quer jogar online:

– Mantenha as atualizações dos jogos em dia;

– Evite clicar em links desconhecidos;

– Não forneça sua senha para ninguém;

– Tenha senhas fortes;

– Quando disponível, use a verificação de duas etapas. Launch de games, como a battle.net, já vendem autenticadores.

Redação PSafe

O dfndr blog é um canal de caráter informativo que apresenta conteúdos exclusivos sobre segurança e privacidade no mundo mobile e empresarial, com dicas para manter a população protegida. Formado por uma equipe de repórteres especializados, o canal conta com a parceria dos especialistas em segurança do dfndr lab para trazer, em primeira mão, notícias sobre ataques, golpes, vulnerabilidades na internet, malwares e suas variações.

Posts Recentes

Novo golpe descoberto com o dfndr security já tem mais de 2 milhões em bloqueios

"Golpe do @", o novo golpe descoberto com o dfndr security já tem mais de…

1 ano atrás

Futuro da Inteligência Artificial: CyberLabs participa de relatório do Google sobre futuro da inteligência artificial

Empresa foi convidada a colaborar na construção do relatório “O impacto e futuro da Inteligência…

1 ano atrás

Golpes da Copa: mais de 120 mil detecções em Novembro, aponta dfndr security

Conheça o novo golpe que se aproveita do maior evento esportivo do mundo

1 ano atrás

Golpes financeiros: mais de mil tentativas por hora, neste ano

Modalidade de phishing se tornou a campeã de detecções em 2022, acumulando mais de 5…

2 anos atrás

‘Golpe do Auxílio Brasil’: mais de 140 mil tentativas em uma semana

Golpe do Auxílio, criminosos estão utilizando indevidamente o nome do programa e prometem transferência em…

2 anos atrás

Robô do PIX: perfis golpistas ‘dando dinheiro’ têm mais de 600 mil seguidores, aponta PSafe

Presente nas principais redes sociais, perfis do ‘Robô do PIX’ induzem pessoas a acessarem links…

2 anos atrás