Após uma década de pesquisa, estudiosos da Universidade Nacional da Austrália acreditam ter encontrado o “segredo” da complexa habilidade de navegação das vespas, o que, esperam os australianos, pode contribuir para uma nova geração de drones.
A equipe usou câmeras de alta velocidade para rastrear o movimento dos olhos e, a partir desses dados, descobrir para onde os insetos estavam olhando. “A capacidade de aprendizado e as habilidades de direção tornaram as vespas mais inteligentes do que qualquer coisa que humanos saibam como construir”, afirmou Jochen Zeil, professor da universidade em um comunicado.
Os veículos aéreos não tripulados (UAV na sigla em inglês) modernos contam com câmeras de alta resolução, GPS e uma série de ferramentas de tecnologia, enquanto os insetos só precisam dos olhos para saber onde estão e para onde estão indo.
“Fabricantes dos drones esperam substituir câmeras de alta resolução e reduzir o custo e o consumo de energia sem perder informação que seja crucial para navegação visual e nossa pesquisa poderia fazer isso”, defendeu o professor.
Além dos drones, a pesquisa também deve ajudar os biólogos a compreender melhor os mecanismos mentais envolvidos nas habilidades de navegação dos insetos. O estudo foi divulgado pelo site Engadget.
"Golpe do @", o novo golpe descoberto com o dfndr security já tem mais de…
Empresa foi convidada a colaborar na construção do relatório “O impacto e futuro da Inteligência…
Conheça o novo golpe que se aproveita do maior evento esportivo do mundo
Modalidade de phishing se tornou a campeã de detecções em 2022, acumulando mais de 5…
Golpe do Auxílio, criminosos estão utilizando indevidamente o nome do programa e prometem transferência em…
Presente nas principais redes sociais, perfis do ‘Robô do PIX’ induzem pessoas a acessarem links…