A Terra já abriga mais de 7,3 bilhões de pessoas. Somos tantos e tão desordenados que esgotamos cada vez mais cedo os recursos naturais que o planeta pode renovar sozinho.
E, a despeito da intensificação de fenômenos como o El Niño e o aquecimento global, ou até de questões mais próximas do nosso cotidiano, como a crise hídrica, ainda há quem não acredite que somos nós os principais responsáveis pela situação do planeta.
Em meio aos primeiros sinais do caos, no entanto, algumas empresas perceberam que podem, através do modelo de compensação, valorizar suas marcas ao mesmo tempo que conscientizam a população a respeito da sustentabilidade.
Desde o dia 19 de outubro, quem passa pelo Terminal Alvorada, na Barra, zona oeste da capital carioca, já pode se beneficiar com as vantagens do projeto experimental Mobilidade Reciclada, do coletivo Benfeitoria. Nele, embalagens como garrafas PET e latas de alumínio são aceitas em troca de bilhetes de ônibus.
A compensação é simples e pode ser feita sem intermediários, através do uso de uma máquina que compacta as embalagens, que depois serão encaminhadas para reciclagem na ONG Doe Seu Lixo.
Sim, é exatamente o que você leu. Ainda no mês de novembro, Recife vai receber as primeiras máquinas Recicletool, que permitem trocar latas e garrafas por crédito em dinheiro, depositado na conta corrente, ou mercadorias.
O cadastro pela internet, obrigatório antes do primeiro uso, é rápido e fácil. Depois de coletados, os resíduos são encaminhados a cooperativas de catadores, que dão sequência ao trabalho de reciclagem.
Quem vive nas cidades de Niterói, São Gonçalo, Magé, Maricá, Saquarema, Araruama, São Pedro da Aldeia, Búzios, Petrópolis e Mangaratiba, atendidas pela concessionária de energia elétrica Ampla, pode aderir ao programa Consciência EcoAmpla, que compensa a entrega de resíduos recicláveis com descontos na conta de luz.
Basta separar o lixo de acordo com o tipo e levar até um posto de coleta. Lá, os resíduos são pesados e o valor do bônus é calculado e concedido através de um comprovante. O desconto é automático na emissão da conta de luz seguinte.
Conheça os postos de coleta do programa Consciência EcoAmpla.
No ano passado, uma ação da Seda em São Paulo propôs uma ideia tão bacana quanto as que rolam agora no Rio e em Recife: bastava levar embalagens de xampu vazias (de qualquer marca) para ganhar bônus em crédito para celulares de qualquer operadora.
Infelizmente, a ação durou apenas um mês, pois fazia parte da campanha de lançamento de uma nova linha de produtos.
Pesquise as páginas da prefeitura, da companhia de limpeza e das concessionárias de serviços públicos da sua cidade. Elas podem reservar boas dicas, geralmente pouco divulgadas, sobre programas de incentivo à reciclagem. De todo modo, lembre-se: ser sustentável não depende só de compensação. Se a sua cidade contar com um plano de coleta seletiva, como Curitiba, faça a sua parte. O planeta agradece.
"Golpe do @", o novo golpe descoberto com o dfndr security já tem mais de…
Empresa foi convidada a colaborar na construção do relatório “O impacto e futuro da Inteligência…
Conheça o novo golpe que se aproveita do maior evento esportivo do mundo
Modalidade de phishing se tornou a campeã de detecções em 2022, acumulando mais de 5…
Golpe do Auxílio, criminosos estão utilizando indevidamente o nome do programa e prometem transferência em…
Presente nas principais redes sociais, perfis do ‘Robô do PIX’ induzem pessoas a acessarem links…