A tão esperada conferência do Google, em São Francisco, nos Estados Unidos, apresentou uma série de novidades da companhia. Entre elas o Android 5.0, classificado pelo diretor de engenharia da empresa, Dave Burke, como o maior lançamento da história do Google.
Entre as inovações do sistema operacional estão os ícones e o teclado redesenhado. O Lollipop, ou Android L, como também é chamado, ainda ganhou um sistema de bloqueio chamado Personal Unlocking (desbloqueio pessoal). Com ele é possível configurar locais e dispositivos bluetooth "confiáveis" para desbloquear o smartphone sem que seja preciso digitar senhas.
O Android L também tem uma nova maneira de mostrar as notificações. Elas agora podem ser conferidas na tela de bloqueio e classificadas por prioridade. Apenas as notificações mais importantes aparecem na tela e para conferir todas basta deslizar o dedo.
O desempenho do Android L será ainda melhor, e também contará com reforços no quesito segurança, como sistema contra malwares e nova forma de desbloqueio de celular. Caso o aparelho “perceba” que está em um ambiente seguro, ele poderá ser desbloqueado sem qualquer senha ou mesmo pin.
Além disso, a nova versão do sistema operacional terá suporte para processadores de 64 bits, o que irá permitir o seu uso em dispositivos mais potentes. O Google, também, através do Project Volta, irá incluir melhorias para maior duração da bateria.
A empresa também apresentou o seu sistema operacional que leva funções do smartphone ao carro. Por meio do Android Auto, o usuário conseguirá interagir com o software para fazer várias funções, como trocar a música, enviar mensagens e usar a navegação de mapas.
De acordo com a companhia, os primeiros veículos equipados com o software serão lançados até o final deste ano. Pelo menos 25 montadoras usarão o Android Auto, incluindo a Volvo, Chevrolet, Audi, Honda, Hyundai e Volkswagen.
O Google também lançou dois modelos de relógio com o novo sistema operacional específico para gadget “vestíveis”, o LG G Watch e o Samsung Gear Live. Os aparelhos já podem ser encontrados na Google Play. O kit de desenvolvimento de aplicativos para smartwatches com o Android Wear também foi liberado por completo para os desenvolvedores.
Mais uma boa novidade é o Google Fit, totalmente direcionado à saúde dos usuários. Com ele, será possível ter acesso a dados como batimentos cardíacos, número de passos, dieta, entre outros. A plataforma será lançada aos desenvolvedores nas próximas semanas. Algumas grandes marcas, como Nike e Adidas, já confirmaram a parceria com o sistema.
Um dos lançamentos mais esperados foi o Android TV. Ele será utilizado em SmartTVs de fabricantes como Sony, Sharp, Philips e TPVision. Por meio dessa tecnologia, o usuário poderá assistir a toda a programação controlando a TV através do seu smartphone ou tablet.
O Chromecast também passou por mudanças. O novo modelo poderá se conectar à TV mesmo que não esteja conectado à mesma rede Wi-Fi. Através da função “Cast Screen”, a tela do smartphone ou tablet ficará espalhada na TV e a “Backdrop” fará com que as imagens do Google+, por exemplo, rodem na TV.
Outra intenção anunciada pela empresa é o interesse em levar os aplicativos Android para o notebook. Por isso, alguns apps receberam versão para o Chrome OS. Alguns deles serão capazes de enviar as chamadas e as mensagens recebidas no celular para o computador, e avisar quando a bateria do seu smartphone estiver acabando.
"Golpe do @", o novo golpe descoberto com o dfndr security já tem mais de…
Empresa foi convidada a colaborar na construção do relatório “O impacto e futuro da Inteligência…
Conheça o novo golpe que se aproveita do maior evento esportivo do mundo
Modalidade de phishing se tornou a campeã de detecções em 2022, acumulando mais de 5…
Golpe do Auxílio, criminosos estão utilizando indevidamente o nome do programa e prometem transferência em…
Presente nas principais redes sociais, perfis do ‘Robô do PIX’ induzem pessoas a acessarem links…