O Tinder se tornou um dos apps de relacionamento mais famosos do mundo e o Brasil é um dos países com o maior número de usuários cadastrados na rede social. Contudo, tanto sucesso também chamou a atenção de golpistas, que começaram a criar diversos perfis para aplicar o “golpe do tinder”.
O sucesso do documentário “O Golpista do Tinder” mostrou que até mesmo os encontros aparentemente bem-sucedidos podem esconder uma farsa, já que muitas pessoas mal-intencionadas abusam da confiança de seus parceiros. Esses criminosos são conhecidos como scammers – pessoas que criam perfis em redes sociais com o objetivo de seduzir outros usuários e aplicar golpes financeiros.
De acordo com Emilio Simoni, executivo-chefe de cibersegurança, os apps que mais sofrem com ataques de scammers no Brasil são o Facebook, Instagram e Tinder. Para se ter uma noção da popularidade deste golpe, entre agosto de 2021 até fevereiro de 2022, o dfndr lab já realizou o bloqueio de mais de 8,5 mil perfis falsos nessas redes sociais.
Leia mais: mulheres são as maiores vítimas de scammers no Brasil
Simoni explica que os scammers agem quase sempre da mesma forma. “Os golpistas procuram algumas características específicas em suas vítimas, sendo a principal o alto poder aquisitivo, já que o objetivo do golpe é extorquir a vítima. Outros alvos comuns de scammers são perfis de pessoas de meia idade e recém-divorciados(as) ou viúvos(as), embora as vítimas possam ter qualquer idade”, completa.
Scammers procuram qualquer oportunidade para obter vantagens sobre seus alvos. Por isso, após iniciar o primeiro contato, o criminoso finge o interesse em sua potencial vítima e passa a tentar conquistar sua confiança diariamente.
Após a aproximação, os golpistas simulam situações de recompensa ou emergência para extorquir dinheiro. Geralmente, as histórias são bem parecidas: o criminoso diz que enviou um suposto presente, mas depois finge que o pacote caiu na alfândega e, para liberá-lo, é preciso que a vítima envie uma quantia em dinheiro.
Existem alguns sinais que indicam que um perfil que você está se correspondendo pode ser falso e pertencer a um golpista.
O documentário de sucesso global sobre o golpe do Tinder provocou um grande debate e interesse em torno das mentiras e fraudes de Simon Leviev. Afinal, as fotos do perfil do golpista eram reais. Ele também já havia conhecido suas vítimas pessoalmente e construiu um relacionamento de confiança antes de aplicar seus golpes. Afinal, existe alguma forma de manter sua segurança mesmo depois de conhecer o usuário pessoalmente?
A verdade é que, embora seja muito mais difícil identificar este tipo de golpe com mais clareza, existem algumas atitudes que podem salvar sua pele no momento em que estiver conhecendo alguém pessoalmente. Algumas das dicas de segurança abaixo são recomendadas, inclusive, pelo próprio aplicativo.
Se você desconfiar das intenções de um match ou encontrar alguma pessoa se passando por outra, o primeiro passo é denunciar o perfil fraudulento na própria plataforma do Tinder.
De acordo com o FAQ do site, você deve entrar em contato por meio do envio de uma solicitação online, incluindo o motivo da denúncia, o nome do perfil falso, fotos, prints de conversas e qualquer outra prova que você tenha. Quanto mais detalhes fornecer, mais rápida será a identificação e investigação do perfil denunciado.
No caso de redes sociais como Facebook, Twitter ou Instagram, você pode verificar se um perfil é falso com o dfndr lab. Basta copiar o endereço da URL do perfil do qual você desconfia e colar na Análise de Links do site. O resultado sai em poucos segundos. Você também pode contar com a ajuda de uma solução de segurança como o dfndr security, que também identifica links falsos no seu smartphone.
Ainda que tenha transferido seu dinheiro voluntariamente, você não deixa de ser vítima de um golpe e pode recuperar a quantia perdida. Se você foi vítima de um fake, é preciso registrar um Boletim de Ocorrência (B.O.) o mais rápido possível, e procure um advogado para resguardar e garantir sua privacidade.
Se você conhece alguma pessoa que foi vítima de um scammer, incentive-a a procurar ajuda perante às autoridades responsáveis e o mais importante: procure educar a vítima em vez de culpá-la. Essas pessoas já sofrem com a perda financeira, e o sentimento de arrependimento e culpa pode piorar a situação.
Agora que você já sabe tudo sobre como se proteger dos perfis falsos e do golpe do Tinder, aproveite para ler mais um post e veja sete dicas para se dar bem no aplicativo!
"Golpe do @", o novo golpe descoberto com o dfndr security já tem mais de…
Empresa foi convidada a colaborar na construção do relatório “O impacto e futuro da Inteligência…
Conheça o novo golpe que se aproveita do maior evento esportivo do mundo
Modalidade de phishing se tornou a campeã de detecções em 2022, acumulando mais de 5…
A tecnologia XDR é capaz de bloquear qualquer ameaça existente, pois faz um verdadeiro “raio…
Golpe do Auxílio, criminosos estão utilizando indevidamente o nome do programa e prometem transferência em…