Como diria um famoso político brasileiro, nunca antes na história deste país apareceram tantas cobranças sobre serviços ou gastos que você nunca fez! Bom, mas acontece que desta vez a malandragem de cobrar por algo que não foi contratado aconteceu… nos EUA.
A empresa T-Mobile está sendo acusada de lucrar com gastos mascarados na conta dos clientes como despesas inexplicadas que surgem como as chamadas “crammings”.
A prática, antes bastante comum em telefonia fixa, agora começa a aparecer na telefonia móvel. Reguladores afirmam que a cobrança se inicia quando, ao conectar a internet via celular, o usuário aceita inadvertidamente algum tipo de propaganda ou anúncio que permite a cobrança em sua conta.
A adesão é imediata e o telefone passa a receber dezenas de mensagens de texto sobre os temas, com custo mensal a ser debitado na conta telefônica.
A FTC (Federal Trade Commission) orienta os clientes a conferir suas contas telefônicas com a mesma atenção que o fazem nos gastos com cartões de crédito.
A quantidade de reclamações foi tão grande que a T-Mobile decidiu criar um plano para reembolsar clientes que foram lesados por cobranças indevidas. A empresa ainda seguiu o caminho que AT&T, Verizon Wireless e Sprint já haviam feito e não permitiu mais que terceiros pudessem fazer cobranças através de serviços de mensagens de texto.
Segundo a FTC, as medidas não foram suficientes para ressarcir todo o prejuízo causado. Nos últimos anos já foram propostos US$ 33 milhões em multas, o que corresponde a apenas 1% do valor perdido pelos consumidores com cobranças indevidas neste período.
A T-Mobile se defendeu, garantindo que a empresa somente cobrará dos clientes aquilo que foi acordado no momento da adesão do serviço.
É bom ficar de olhos bem abertos!
"Golpe do @", o novo golpe descoberto com o dfndr security já tem mais de…
Empresa foi convidada a colaborar na construção do relatório “O impacto e futuro da Inteligência…
Conheça o novo golpe que se aproveita do maior evento esportivo do mundo
Modalidade de phishing se tornou a campeã de detecções em 2022, acumulando mais de 5…
Golpe do Auxílio, criminosos estão utilizando indevidamente o nome do programa e prometem transferência em…
Presente nas principais redes sociais, perfis do ‘Robô do PIX’ induzem pessoas a acessarem links…