Categorias: Cibersegurança

3 maneiras de fazer backup de seus arquivos

Já aconteceu com o qualquer um de nós: um dia, o computador normalmente para de ligar. Se você não tem backup, a aflição de que toda a informação presente naquela máquina pode ser perdida toma seus pensamentos.

Por isso, é sempre recomendável ter um backup configurado para não correr o risco de não só perder as fotos da família, como também, arquivos de trabalho e informações muito importantes.

 

Faça o backup para uma unidade de rede

Conectado a uma rede? Considere fazer backup de seus arquivos em uma unidade de armazenamento de rede. Comum em escritórios, estas unidades permitem que você acesse seus arquivos de qualquer computador na rede, ou seja, se o seu computador para de funcionar, você vai ser capaz de encontrar todos os seus arquivos em outro computador da rede até que você seja capaz de consertar ou substituir o seu próprio computador.

 

Use um serviço de nuvem

Se você não está conectado a uma rede, não se preocupe; ainda existem opções para aqueles com computadores que operam sem estar conectados a outro. Uma delas é usando um serviço de backup baseado em nuvem, que armazena seus arquivos na Internet. Se o seu computador parar de funcionar, você pode acessar seus arquivos entrando com seu login no serviço de nuvem até que você seja capaz de ter o seu próprio computador funcionando novamente, para que assim você possa transferir seus arquivos. A desvantagem desta opção é que a maioria dos serviços baseados em nuvem não fornecem armazenamento suficiente para fazer backup de um computador inteiro, além de cobrar uma taxa mensal pelo serviço.

 

Faça backup dos seus arquivos em um disco rígido externo

Se você não quer pagar mensalmente por um serviço de nuvem e não está conectado a uma rede, a sua melhor aposta para fazer backup é usar um HD externo. A maioria dos computadores oferecem meios para agendar backups de rotina em um HD externo, que pode ser conectado facilmente através da porta USB. Embora seu custo seja semelhante ao de um ano de serviço de armazenagem em nuvem, um disco rígido externo é uma compra única que pode durar um longo tempo.

Siga as dicas que listamos e lembre-se que a melhor forma de evitar a perda dos arquivos é a prevenção em primeiro lugar. Por isso, use um antivírus eficaz para sua proteção. 

Redação PSafe

O dfndr blog é um canal de caráter informativo que apresenta conteúdos exclusivos sobre segurança e privacidade no mundo mobile e empresarial, com dicas para manter a população protegida. Formado por uma equipe de repórteres especializados, o canal conta com a parceria dos especialistas em segurança do dfndr lab para trazer, em primeira mão, notícias sobre ataques, golpes, vulnerabilidades na internet, malwares e suas variações.

Posts Recentes

Novo golpe descoberto com o dfndr security já tem mais de 2 milhões em bloqueios

"Golpe do @", o novo golpe descoberto com o dfndr security já tem mais de…

1 ano atrás

Futuro da Inteligência Artificial: CyberLabs participa de relatório do Google sobre futuro da inteligência artificial

Empresa foi convidada a colaborar na construção do relatório “O impacto e futuro da Inteligência…

1 ano atrás

Golpes da Copa: mais de 120 mil detecções em Novembro, aponta dfndr security

Conheça o novo golpe que se aproveita do maior evento esportivo do mundo

1 ano atrás

Golpes financeiros: mais de mil tentativas por hora, neste ano

Modalidade de phishing se tornou a campeã de detecções em 2022, acumulando mais de 5…

2 anos atrás

‘Golpe do Auxílio Brasil’: mais de 140 mil tentativas em uma semana

Golpe do Auxílio, criminosos estão utilizando indevidamente o nome do programa e prometem transferência em…

2 anos atrás

Robô do PIX: perfis golpistas ‘dando dinheiro’ têm mais de 600 mil seguidores, aponta PSafe

Presente nas principais redes sociais, perfis do ‘Robô do PIX’ induzem pessoas a acessarem links…

2 anos atrás