O sucesso do app falso deve-se ao fato de ele prometer seguidores e curtidas. Assim que o usuário baixava o app, a tela inicial abria pedindo login e senha. Sem desconfiar de nada, o usuário autorizava o acesso do hacker ao aparelho e automaticamente o invasor começava a curtir e seguir usuários. Esta prática criou uma forte interação entre os usuários zumbis, já que as contas do InstLike eram controladas e foram assinaladas com a marca #instlike_com. Estas contas seguiam umas às outras, gerando uma massa de usuários zumbis.
Conforme o aumento de seguidores e curtidas falsos, o app passava a cobrar para garantir mais “sucesso” na rede social. De graça estavam disponível apenas 20 curtir. A partir daí, o usuário era direcionado a adquirir moedas virtuais para poder pagar pelo serviço. Para ter uma ideia do tamanho do golpe, 500 mil fotos com a marca #instlike_com geraram 9 milhões de curtidas.
O app já foi retirado das lojas virtuais da Apple e do Google. No entanto, esta não é o primeiro registro de apps que prometem curtidas e seguidores. Por isso, uma das dicas mais importantes é sempre ler as requisições feitas pelo aplicativo antes de começar a utilizá-lo. Se ele pedir login e senha, atenção! Provavelmente é um golpe.
Se você fez o download do InstLike, desinstale-o o seu celular agora mesmo e troque a senha do seu Instagram para evitar problemas futuros.
"Golpe do @", o novo golpe descoberto com o dfndr security já tem mais de…
Empresa foi convidada a colaborar na construção do relatório “O impacto e futuro da Inteligência…
Conheça o novo golpe que se aproveita do maior evento esportivo do mundo
Modalidade de phishing se tornou a campeã de detecções em 2022, acumulando mais de 5…
Golpe do Auxílio, criminosos estão utilizando indevidamente o nome do programa e prometem transferência em…
Presente nas principais redes sociais, perfis do ‘Robô do PIX’ induzem pessoas a acessarem links…