Facebook testa recurso para informar sobre notícias fakes na rede
O Facebook está testando uma forma de incluir a tag "sátira" à frente de notícias falsas que são compartilhas no newsfeed da rede social.
Alguns anos atrás uma onda de sites com notícias falsas invadiu não só a internet brasileira. Notícias que parecem absurdas ou brincam com situações reais se espalham todos os dias como se fossem informações reais e ajudam a enganar usuários e até a disseminar vírus na rede.
Pensando nos problemas que esse tipo de informação fraudulenta pode gerar que o Facebook está testando um novo recurso que exibe a tag “Satire” (Sátira”) em notícias relacionadas a esse tipo de conteúdo.
O teste acontece com o site The Onion, um jornal satírico que cria situações falsas em assuntos de destaque. O que é equivalente aos nacionais “Sensacionalista” e “G17”, por exemplo. Assim, artigos curiosos e listas são exibidos de forma tradicional no newsfeed do usuário, agora, se o internauta clicar para visualizar artigos relacionados ou compartilhar algum conteúdo falso a tag “satire” é inclusa no começo do título.
Ainda não há informações se o teste será estendido a mais sites de conteúdo semelhante. Mas a atitude do Facebook é admirável e pode por fim a muitos boatos espalhados pela rede social.