Hoje em dia é comum que, ao realizar o cadastro em uma grande variedade de sites e aplicativos, seja oferecida a opção de fazer o cadastro com sua conta do Facebook.
Logar com sua conta da rede social pode trazer mais praticidade e facilidade para acessar páginas na internet, mas você já parou para pensar se de fato é seguro usar o Facebook para logar em outro aplicativo?
Leia mais: O que é https e para que serve?
Há registros recentes de vazamentos de dados oriundos dessas redes. Por exemplo, uma falha ocorrida semanas atrás fez milhões de usuários do Facebook deslogarem de suas contas. Outro fator que gera dúvidas é a quantidade de informações levantadas pelo Facebook através desses sites e vice-versa.
Apesar de não serem divulgados detalhes sobre a quantidade de informações que aplicativos e sites podem puxar quando o usuário concede a permissão de login, até mesmo dados como crença religiosa e posicionamento político são passíveis de serem coletados.
O especialista em privacidade do dfndr lab, laboratório de segurança digital da PSafe, Frank Vieira, alerta: “dados que parecem irrelevantes como idade ou data de nascimento, quando vazados, podem servir para hackers criarem golpes mais elaborados, como phishing direcionado.
Além disso, ao linkar todas as contas pessoais a uma única rede social, o usuário corre o risco de perder todos os outros cadastros caso alguém obtenha acesso ao Facebook.
Também é muito importante notar que, em caso de bloqueio ou exclusão da sua conta do Facebook, temporária ou permanente, você perderá acesso a todos os sites em que optou por esse método de login durante o período em que estiver sem acesso à própria conta, ou sob restrição”.
De acordo com o especialista em privacidade do dfndr lab, o usuário precisa ficar sempre atento aos tipos de permissões que os aplicativos estão solicitando e não conceder caso elas sejam intrusivas.
Por exemplo, um jogo de cartas que peça permissão para gravar áudio do microfone sem sua confirmação. Nesses casos, o especialista recomenda que você controle essas solicitações por meio das configurações do próprio Facebook. Para isso, basta seguir o passo-a-passo abaixo:
Leia mais: Links maliciosos foram acessados 331 vezes por minuto no 3º trimestre de 2018
As informações que ficarão visíveis no aplicativo são as mesmas que qualquer um pode obter ao visitar seu perfil na rede social. Inclusive, as pessoas que você bloqueou no Facebook também não conseguirão te encontrar nesse site o qual você logou.
De acordo com Souza, é preciso ficar muito atento aos aplicativos que têm acesso às suas informações pessoais. “Pesquise antes de baixar um aplicativo para saber se ele é realmente confiável e sempre que fizer login com sua conta do Facebook em um novo aplicativo, fique atento às permissões que ele requer.
Algumas podem ser imprescindíveis para que o aplicativo funcione, outras não, neste caso você não precisa expor mais informações do que o necessário”, esclarece o especialista em privacidade. Uma forma eficaz de verificar quais aplicativos são confiáveis é tendo um bom antivírus instalado em seu celular.
O dfndr security, aplicativo de segurança para Android, faz uma verificação rápida em seu dispositivo em busca de ameaças e outras vulnerabilidades a cada vez que um novo aplicativo é baixado em seu celular.
Você pode baixar gratuitamente o dfndr security tocando aqui.
PUBLICIDADE
"Golpe do @", o novo golpe descoberto com o dfndr security já tem mais de…
Empresa foi convidada a colaborar na construção do relatório “O impacto e futuro da Inteligência…
Conheça o novo golpe que se aproveita do maior evento esportivo do mundo
Modalidade de phishing se tornou a campeã de detecções em 2022, acumulando mais de 5…
Golpe do Auxílio, criminosos estão utilizando indevidamente o nome do programa e prometem transferência em…
Presente nas principais redes sociais, perfis do ‘Robô do PIX’ induzem pessoas a acessarem links…