Categorias: Privacidade

É possível clonar WhatsApp?

Já dizia o velho ditado: nem tudo que reluz é ouro. Existem vários aplicativos na Internet que prometem clonar WhatsApp, dando acesso irrestrito à mensagens, fotos, vídeos e até documentos recebidos no WhatsApp de outra pessoa, mas será que esses apps cumprem o que prometem? Quais os riscos de baixar um aplicativo para clonar WhatsApp?

Leia mais: Como ter duas contas de WhatsApp ao mesmo tempo no celular?

Como agem os aplicativos que prometem clonar WhatsApp?
Especialistas do dfndr lab, laboratório de segurança da PSafe, verificaram que vários aplicativos que prometem clonar WhatsApp, na verdade, apenas espelham a tela do app em outro aparelho, assim como o próprio WhatsApp faz através da função WhatsApp Web. No entanto, em vez de o espelhamento ser feito no computador, ele é feito em outro celular.

Então, é possível clonar WhatsApp?
Sim. A recomendação de Frank Vieira, especialista em privacidade do dfndr lab, é de que: “para acessar as mensagens pessoais de alguém, sempre é preciso haver a autorização da própria pessoa, uma vez que monitorar mensagens sem autorização é ilegal. Além disso, utilize apenas as funções disponibilizadas pelo app oficial do WhatsApp”. Um exemplo é o próprio WhatsApp Web, em que você você tem acesso a todas as mensagens enviadas e recebidas no WhatsApp, sem expor seu aparelho ou suas informações pessoais a riscos.

Quais os riscos de baixar um aplicativo para clonar WhatsApp?
Para aqueles que decidem se aventurar e baixar um destes aplicativos que espelha o WhatsApp em outro celular, Vieira faz o alerta: “não podemos garantir que estes apps sejam seguros. Muitos deles pedem diversas permissões de acesso ao seu aparelho, para começar a funcionar. Sendo assim, você pode expor seus dados pessoais a pessoas mal-intencionadas, concedendo acesso ao seu microfone, câmera, galeria de fotos e documentos”.

Leia mais: Como saber se meu WhatsApp está sendo rastreado?

Tenho certeza que meu WhatsApp foi clonado. E agora?
Se você estiver sendo espionado por meio do WhatsApp Web, que obrigatoriamente solicita que o seu WhatsApp seja aberto para validar o acesso, provavelmente alguém está mexendo diretamente no seu celular sem a sua permissão. Para que isso não volte a acontecer, uma boa opção é colocar uma senha extra no aplicativo. “Invista em um aplicativo de segurança que também conte com funções de privacidade. O dfndr security, por exemplo, é grátis e disponibiliza o Cofre que permite criar senha extra para qualquer app do seu celular, incluindo o WhatsApp”, explica Vieira.
Se você for notificado via SMS ao tentarem acessar suas conversas por meio de um outro celular, o ideal é ativar todas as outras funções de segurança disponibilizadas pelo próprio WhatsApp.
Abra o aplicativo, vá até as Configurações/Ajustes e selecione Conta.
Na opção Segurança, ative a Exibir Notificações de Segurança. Volte para a tela anterior e ative também a Verificação em Duas Etapas.
Em casos de suspeitas de vírus ou ações maliciosas por hackers, é imprescindível fazer uma verificação de segurança no seu celular. Além de interferir no WhatsApp, eles podem trazer riscos para os seus arquivos e outras informações trocadas em aplicativos instalados nos seu celular.
O aplicativo dfndr security também é capaz de identificar, bloquear e remover malwares, vírus e phishings. Toque aqui para instalar no seu celular.

PUBLICIDADE

Thaisy Pecsen

Repórter do dfndr blog. Conta com a parceria dos especialistas do dfndr lab para trazer em primeira mão notícias sobre ataques, golpes, vulnerabilidades na internet, vírus e suas variações.

Posts Recentes

Novo golpe descoberto com o dfndr security já tem mais de 2 milhões em bloqueios

"Golpe do @", o novo golpe descoberto com o dfndr security já tem mais de…

1 ano atrás

Futuro da Inteligência Artificial: CyberLabs participa de relatório do Google sobre futuro da inteligência artificial

Empresa foi convidada a colaborar na construção do relatório “O impacto e futuro da Inteligência…

1 ano atrás

Golpes da Copa: mais de 120 mil detecções em Novembro, aponta dfndr security

Conheça o novo golpe que se aproveita do maior evento esportivo do mundo

1 ano atrás

Golpes financeiros: mais de mil tentativas por hora, neste ano

Modalidade de phishing se tornou a campeã de detecções em 2022, acumulando mais de 5…

2 anos atrás

‘Golpe do Auxílio Brasil’: mais de 140 mil tentativas em uma semana

Golpe do Auxílio, criminosos estão utilizando indevidamente o nome do programa e prometem transferência em…

2 anos atrás

Robô do PIX: perfis golpistas ‘dando dinheiro’ têm mais de 600 mil seguidores, aponta PSafe

Presente nas principais redes sociais, perfis do ‘Robô do PIX’ induzem pessoas a acessarem links…

2 anos atrás