Proteger o seu Android contra ameaças externas é de extrema importância. A popularidade do sistema facilita a ação de criminosos, visto que muitos usuários não tomam as devidas providências de segurança para evitar os ataques. Por isso, listamos aqui dicas valiosas para você manter o seu aparelho livre destes perigos.
O maior perigo relacionado ao Android não é o sistema operacional em si, mas os aplicativos que o usuário instala. Por isso, nunca baixe um app a partir de plataformas de terceiros ou sites: eles podem estar infectados. Para reduzir esses riscos, vá em “Configurações”, “Segurança”. Lá, desmarque a caixa de “Fontes desconhecidas” e marque a “Verificar aplicativos”.
Também é preciso verificar as permissões dos aplicativos cada vez que você instala algum, para ver o que exatamente um determinado app está pedindo para ter acesso. Se um aplicativo de papel de parede ou jogo quer permissão para acessar suas contas, SMS, localização ou desfrutar de internet ilimitada, fique com o pé atrás.
Após a instalação, a lista de permissões é mostrada na tela, e também há o link “Verificar Permissões" na parte inferior da página do app. Se um aplicativo suspeito já foi instalado, vá em “Configurações”, “Aplicativos Habilitados” e desabilite os que você não deseja executar e que considera suspeitos.
Para desbloquear o seu telefone, utilize senhas elaboradas, não um simples código PIN ou desenho. A melhor solução é uma senha que contenha, pelo menos, dez caracteres, incluindo minúsculos e maiúsculos, números e símbolos. Claro que não é fácil digitar uma senha deste tipo a cada vez que você for desbloquear o telefone. Por isso, teste várias senhas para encontrar o caminho ideal e menos incômodo.
A senha deve ser alterada de forma regular. Além disso, defina o tempo de inatividade mínimo para o telefone bloquear, e desative a opção de mostrar senhas quando digitá-las. Vá em “Configurações”, “Segurança” e desmarque a opção “Tornar as senhas visíveis”.
É muito simples! Se os dados em seu telefone são criptografados, então ninguém será capaz de acessá-los, mesmo se o telefone for perdido ou roubado. Para fazer isso, vá em “Configurações”, “Segurança”, “Codificar telefone”, e marque a opção "Criptografar Cartão SD”.
Por padrão, o Android tenta se conectar a qualquer rede sem fio que você nunca tenha acessado. Os pontos de acesso abertos podem lhe fornecer um malware criado por um cibercriminoso. Em primeiro lugar, tente evitar acessos públicos. Desative a busca padrão para conexões sem fio abertas, isso diminui as chances de, inadvertidamente, seu dispositivo se conectar a redes potencialmente maliciosas.
Vá em “Configurações”, “Wi-Fi”, “Avançado” e desmarque a opção “Verificação sempre disponível”.
Mesmo com o aparelho bloqueado, notificações diferentes podem ser empurradas para a barra de status ou para o display. Elas podem incluir códigos para confirmar transações, alertas de status e outros dados confidenciais. Infelizmente, não existe um centro de notificações único onde elas podem ser desativadas de uma só vez. Isso significa que você terá que desativar todas as notificações de aplicativos manualmente, um por um.
Todas as atitudes tomadas podem não ser suficientes para proteger o seu aparelho. É por esse motivo que um antivírus torna-se fundamental nessa luta. E você estará mais do que preparado para qualquer desafio com o PSafe Total Android. Além de fornecer proteção completa contra ameaças externas, ele ainda possui opções de privacidade que já conquistaram os usuários. O sistema Cofre, por exemplo, impede que outras pessoas acessem sua galeria de imagens.
"Golpe do @", o novo golpe descoberto com o dfndr security já tem mais de…
Empresa foi convidada a colaborar na construção do relatório “O impacto e futuro da Inteligência…
Conheça o novo golpe que se aproveita do maior evento esportivo do mundo
Modalidade de phishing se tornou a campeã de detecções em 2022, acumulando mais de 5…
Golpe do Auxílio, criminosos estão utilizando indevidamente o nome do programa e prometem transferência em…
Presente nas principais redes sociais, perfis do ‘Robô do PIX’ induzem pessoas a acessarem links…