Uma das maiores vantagens da internet são as compras virtuais. A praticidade, o preço vantajoso e agilidade do comércio eletrônico atraem mais e mais usuários.
No entanto, esse tipo de comércio está na mira constante de hackers e fraudes que podem expor sua privacidade e aplicar grandes golpes financeiros.
Abaixo, selecionamos algumas dicas de como tornar suas compras mais seguras no ambiente digital:
Na maioria dos casos, um E-Commerce pede que você registre-se no site com uma conta e senha que devem ser criados pelo usuário. Por isso, faça uma senha de pelo menos 6 caracteres, números, letras e símbolos como @ ou !.
Ter senhas complexas e difíceis de adivinhar manterá aos criminoso longe de sua conta e das informações do seu cartão de crédito registrada. Aqui, selecionamos dicas de como criar uma senha forte.
Empresas de varejo mais conhecidas, além de oferecer sistemas mais robustos e preparados para eventuais ataques, carregam a confiança de marcas sólidas e que podem dar a menor dor de cabeça possível com problemas rotineiros.
Por isso, busque produtos em varejistas reconhecidos como Netshoes, Dafiti, Ponto Frio, Magazine Luiza, Saraiva, Amazon e Ebay.
Sempre tente de fazer suas compras on-line em casa ou no escritório, em uma rede segura e privada. É muito mais fácil que um hacker furte seus dados em redes de Wi-Fi públicas. Muitas pessoas podem navegar ao mesmo tempo utilizando a rede com você, abrindo brechas de segurança.
Veja se a página conta com um pequeno ícone de cadeado na barra de endereços do seu navegador. É um símbolo para o SSL – Secure Sockets Layer.
Sites que utilizam SSL cifram suas transações e são muito mais seguros. Esses sites geralmente utilizam um s após o https://, se isto aparecer para você, significa que o ambiente é seguro.
Não espere uma surpresa desagradável na fatura de seu cartão de crédito do mês que vem.
Apesar do estrago já ter sido feito após a identificação da fraude, você pode ligar para o seu banco e pedir o congelamento da conta e cartões.
Uma fraude de phishing consiste em um e-mail falso que utiliza o nome de um site confiável ou instituição financeira, pedindo informação pessoal e financeira. A maioria dos vendedores nunca vai pedir esta informação por e-mail, já que a empresa já tem a mesma em seu cadastro.
Procure informações de que o correio eletrônico possa ser fraudulento; Talvez o logotipo da empresa pode estar ligeiramente diferente ou o endereço utilizado no domínio do e-mail. Muitos ainda pedem que você faça o download de um arquivo que se apresenta como um DOC ou PDF, mas que na verdade, é um vírus disfarçado.
Para ter certeza de que sua experiência de compra on-line e que seu dispositivo se mantenha seguro, é importante escancear seu sistema com frequência e utilizar um navegador seguro, como o PSafe Internet que conta com proteção para compras online, anti-phishing e bloqueio de pop-up e propagandas abusivas.
"Golpe do @", o novo golpe descoberto com o dfndr security já tem mais de…
Empresa foi convidada a colaborar na construção do relatório “O impacto e futuro da Inteligência…
Conheça o novo golpe que se aproveita do maior evento esportivo do mundo
Modalidade de phishing se tornou a campeã de detecções em 2022, acumulando mais de 5…
Golpe do Auxílio, criminosos estão utilizando indevidamente o nome do programa e prometem transferência em…
Presente nas principais redes sociais, perfis do ‘Robô do PIX’ induzem pessoas a acessarem links…