Os usuários Android podem ficar atentos. Uma nova falha no sistema foi descoberta recentemente, deixando a segurança do sistema comprometida. Não é a primeira vez que encontram uma vulnerabilidade na plataforma, mas agora a criptografia do sistema está comprometida.
Provavelmente, você já se viu tentando preencher uma senha esquecida e errando diversas vezes até acertar. Esta é a melhor analogia para explicar a falha encontrada na tecnologia Android. O time de segurança do DFNDR, o principal aplicativo antivírus do Brasil, explica como ela funciona.
Leia mais: Android brasileiros estão na mira de Malware chinês
No sistema existe uma área de memória chamada Trusted Zone que é restrita e nem o próprio Android consegue modificá-la, isso porque ela guarda um hash – tipo de algoritmo que protege sua senha.
Apenas um módulo MasterKey (extensão específica) pode reconfigurá-la. A falha foi identificada quando um hacker conseguiu invadir a Trusted Zone e ler o hash, deixando as senhas vulneráveis.
Desta forma, os aplicativos maliciosos conseguem criar combinações para acessarem os códigos secretos do celular testando todas as combinações possíveis até acertarem as senhas.
A falha não tem origem de um malware e é importante que o usuário utilize senhas difíceis de serem desvendadas. A senha padrão do Android é uma das mais fáceis de ser descoberta. O ideal é usar letras e números, alterando entre maiúsculas e minúsculas. O Android está trabalhando para rever a situação.
"Golpe do @", o novo golpe descoberto com o dfndr security já tem mais de…
Empresa foi convidada a colaborar na construção do relatório “O impacto e futuro da Inteligência…
Conheça o novo golpe que se aproveita do maior evento esportivo do mundo
Modalidade de phishing se tornou a campeã de detecções em 2022, acumulando mais de 5…
Golpe do Auxílio, criminosos estão utilizando indevidamente o nome do programa e prometem transferência em…
Presente nas principais redes sociais, perfis do ‘Robô do PIX’ induzem pessoas a acessarem links…