Categorias: Cibersegurança

O que são ‘dados’ e como você pode protegê-los

No universo digital, chamamos de "dados" qualquer conteúdo armazenado no computador, dispositivos portáteis de memória e etc. Os dados podem ser vídeos, documentos de texto, páginas da internet, softwares entre outros arquivos.

Num sentido mais amplo, os dados do computador ditam suas operações. Tecnicamente, os dados da máquina não passam de uma enorme sequência de códigos binários, respondendo somente por dois números: 1 e 0. Essa configuração é o que possibilita os computadores a realizar suas funções como a criação de arquivos, exclusões e funcionamento dos programas que você utiliza.

Sendo assim, é fácil entender sua importância. Além da sua necessidade operacional, seus dados pessoais podem correr o risco de serem “hackeados” ou excluídos. Para evitar isso, ensinamos abaixo como proteger seus dados e não perder fotos, vídeos, músicas, textos, entre outros documentos importantes:

Salve suas tarefas durante o trabalho

Quem nunca passou pela situação de estar trabalhando em uma planilha ou escrevendo um texto quando o sistema trava? E quando você está correndo contra o prazo para finalizar aquele trabalho da escola/faculdade e acaba perdendo tudo?

Para evitar esse tipo de situação, certifique-se de salvar seu trabalho com frequência. Crie o hábito de pressionar Ctrl + S (Windows) ou Shift + Command + S (Mac) sempre para salvar seu trabalho ao longo da edição. Este atalho do teclado é compatível com a maioria dos programas para edição de textos, vídeos, fotos e áudio.

Mantenha backups em HD´s externos ou na nuvem

A melhor maneira de manter seus dados seguros é fazendo backup, aquelas cópias de segurança em outros locais, ato que é conhecido como backup. A melhor opção para esses casos é o uso de HD's externos, que geralmente são baratos e têm muito espaço para cópia dos arquivos. Este tipo de disco rígido pode ser conectado ao computador através de uma porta USB. Depois, você pode copiar os arquivos do seu computador para o HD externo, retirá-lo e colocá-lo em algum lugar seguro. Dessa forma, os seus arquivos mais importantes ficarão em dois lugares: no seu computador e fora dele. A possibilidade de ambas as fontes de dados deixarem de funcionar simultaneamente é extremamente baixa.

Outra alternativa é o armazenamento baseado em nuvem, onde você pode enviar dados através do seu navegador web para um servidor na Internet. Este servidor web é geralmente hospedado por uma empresa, a quem você paga pelos direitos de armazenamento e pela proteção garantida dos seus arquivos. Para muitos, esta tecnologia emergente é superior aos discos rígidos externos, uma vez que são armazenados virtualmente em um local estável, ao contrário do armazenamento físico, que é uma unidade que pode sofrer com fatores externos como a exposição ao sol, umidade e poeira.

Use um antivírus e um pacote de segurança

Em alguns casos, hackers ou spywares podem infectar o seu computador e excluir seus dados sem chances de recuperação. Por isso uma das melhores atitudes a se tomar é instalar um bom antivírus e um pacote de segurança. Um software como o PSafe Suite para PC e Mac fornece uma ferramenta fácil de usar, uma solução completa para manutenção do computador, capaz de ajudar na proteção dos seus dados. Suas ferramentas podem acelerar o seu computador e a Internet, além de eliminar softwares indesejados. Isso proporciona mais espaço para os seus dados. Além disso, antivírus integrados reduzem drasticamente as chances de um intruso deletar todos os seus dados.

Tenha muito cuidado ao abrir anexos

Famílias, amigos e colegas de trabalho podem lhe enviar e-mails com frequência, às vezes com um arquivo anexado. Na maioria dos casos, se a mensagem for de um amigo, esses anexos são seguros. Mas há também a possibilidade de que sua conta de e-mail tenha sido invadida, e que o hacker esteja enviando um vírus para infectar seu computador.

Para estar seguro, é recomendável ter precaução ao abrir anexos em e-mails. Desconfie, principalmente, de mensagens curtas, enigmáticas e que não fazem muito sentido, ainda mais, quando o e-mail parte de um desconhecido.  Mensagens como “as fotos da festa ficaram ótimas”, “segue nossas fotos da viagem”, “olha que coisa sensacional”, “já viu o que fizeram com a sua foto?” e etc, vem em sua maioria, acompanhados de trojans e worms.

Redação PSafe

O dfndr blog é um canal de caráter informativo que apresenta conteúdos exclusivos sobre segurança e privacidade no mundo mobile e empresarial, com dicas para manter a população protegida. Formado por uma equipe de repórteres especializados, o canal conta com a parceria dos especialistas em segurança do dfndr lab para trazer, em primeira mão, notícias sobre ataques, golpes, vulnerabilidades na internet, malwares e suas variações.

Posts Recentes

Novo golpe descoberto com o dfndr security já tem mais de 2 milhões em bloqueios

"Golpe do @", o novo golpe descoberto com o dfndr security já tem mais de…

1 ano atrás

Futuro da Inteligência Artificial: CyberLabs participa de relatório do Google sobre futuro da inteligência artificial

Empresa foi convidada a colaborar na construção do relatório “O impacto e futuro da Inteligência…

1 ano atrás

Golpes da Copa: mais de 120 mil detecções em Novembro, aponta dfndr security

Conheça o novo golpe que se aproveita do maior evento esportivo do mundo

1 ano atrás

Golpes financeiros: mais de mil tentativas por hora, neste ano

Modalidade de phishing se tornou a campeã de detecções em 2022, acumulando mais de 5…

2 anos atrás

‘Golpe do Auxílio Brasil’: mais de 140 mil tentativas em uma semana

Golpe do Auxílio, criminosos estão utilizando indevidamente o nome do programa e prometem transferência em…

2 anos atrás

Robô do PIX: perfis golpistas ‘dando dinheiro’ têm mais de 600 mil seguidores, aponta PSafe

Presente nas principais redes sociais, perfis do ‘Robô do PIX’ induzem pessoas a acessarem links…

2 anos atrás